terça-feira, 30 de setembro de 2008

Grandes mestres: Will Eisner - parte 1

Como tinha feito ao escolher determinados anos para falar de música, resolvi começar uma nova série de posts. Quero apresentar a minha percepção de obras de grandes mestres em suas áreas e aproveitar para falar um pouco de suas histórias.

Nada mais justo do que começar por um dos quais mais admiro e tento homenagear a partir do título deste blog.

Will Eisner nasceu em 6 de março no Brooklyn, Nova York. Veio a falecer no dia 3 de janeiro de 2005 após ter deixado um legado nas histórias em quadrinhos.

Pode-se dizer que graças ao seu trabalho foi criado o termo e formato da Graphic Novel, padrão que abriu espaço para publicações como Watchmen de Alan Moore ou Demolidor de Frank Miller, autores que como muitos não negam a influência de Eisner em suas carreiras. A representação de Eisner no mercado é tão grande que o "Oscar" da categoria recebeu o seu nome, The Eisner Award.

De suas obras, preciso começar a falar por The Spirit, o seu personagem mais marcante e considerado por alguns como um dos grandes marco dos quadrinhos.
"Uma das melhores criações das histórias em quadrinhos. Obra absolutamente genial. Está, para os comics, como Cidadão Kane para o cinema." - Álvaro de Moya no livro a História da História em Quadrinhos.
A partir de 1940, todos os domingos os leitores de um jornal conheciam as aventuras de The Spirit, um justiceiro mascarado sem poderes que combatia o crime usando mais inteligência do que força. Suas histórias eram recheadas de experimentações e transgreções de formato, argumentos com humor, ironia e um cuidado ao se tratar de todos os personagens apresentados.

Duas das minhas histórias preferidas de The Spirit são "Foul Play", um conto que trata da vida na cidade grande, onde "cada um só quer saber de cuidar da sua própria vida" e "A última rodada", possui um argumento simples, mas executado com uma genialidade de dar gosto.

Eu poderia ficar escrevendo horas sobre Eisner, mas vou dividir seu legado em mais de um post, assim a leitura fica mais fácil e deixo espaço para os comentários acrescentarem informações, fique a vontade.

Acesse:

Nenhum comentário: