sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ignorância por uma boa causa?

Demorei 4 anos para assistir ao documentário Super Size Me. Se você ainda não sabe sobre o que ele é, vai uma breve uma explicação. O diretor Morgan Spurlock decide passar 30 dias se alimentando somente de McDonald's, com três refeições diárias. Tudo isso para provar que a alimentação de fast (junk) food ajudou a transformar os Estados Unidos da América em um país obeso.

A causa é nobre. Provar o quanto faz mal comer fast food. O quanto nosso corpo não está preparado para isso. Mas não deixa de ser uma ignorância o simples fato de ir a tal extremo para chegar a uma conclusão óbvia. Minha crítica é que o documentário poderia ser conduzido e realizado de outra forma, bem diferente desse radicalismo banal todo.

Porém, ele apresenta alguns pontos interessantes, como o graú de responsabilidade que tais cadeias de junk food possuem na má alimentação. Como é comprovado por ele, todos os elementos que fazem parte do cardápio poderiam ser mais saudáveis, mas o McDonalds opta pelo caminho mais industrial, depreciando a saúde. Como exemplos, ele aponta que mesmo a salada do fast food possui açucar e que o yogurte da rede em alguns casos é mais calórico que o milk-shake.

Enquanto os americanos processam essa cadeia de restaurantes, concordo com a francesa que ao ser entrevista por Morgan afirmou que "os americanos gostam de processar tudo e todos". Ou seja, na minha opinião o McDonald's não é o único responsável pela epidemia de obesidade que o país vive, essa responsabilidade deve ser dividida com a educação, com os pais das crianças e com os indivíduos. Esses pontos são passados rapidamente no documentário.

Após assistir ao documentário, posso garantir que vou passar um bom tempo antes de entrar em um McDonald's novamente e ao ir vou pensar mais vezes se é isso mesmo que eu quero.

Nenhum comentário: