quinta-feira, 24 de abril de 2008

Creches

Esse é o assunto em pauta da casa. Estamos procurando uma para o Theo ficar por meio período. Apenas meio período por eu ser um afortunado e trabalhar em uma profissão que me permita ficar em casa o dia todo, que nos permita acompanhar a babá de perto e assim sermos mais pais mais presentes. Porque quase todos os amiguinhos daqui do prédio ficam o dia inteiro nas "escolinhas".

Ao mesmo tempo estou envolvido em um projeto de apoio a uma creche que atende a comunidades carentes. Muito focada em crianças que residem em favelas do alto do Cosme Velho e Santa Teresa (Cerro Corá e Prazeres). Projeto bonito de se ver e me faz ter mais esperança na humanidade, mesmo ele sendo muito carente de voluntários.

Enquanto isso a realidade das creches particulares da zona sul é além do real. Já visitamos duas e enquanto em uma delas não deixaria o Theo nem que fosse de graça a outra cobra quase mil reais para meio período da presença do meu filho lá e sem nenhuma atividade extra curricular como um diferencial. Fico frustrado com isso, mas é uma frustração diferente, eu achava que viveria aquela coisa de querer e não poder. Mas não é o fato, eu não quero, não posso e acho um absurdo, esse valor é uma extorção. Vamos olhar mais creches e encontraremos uma dentre tantas.

Para completar, antes de dormir leio a notícia sobre a prefeitura ser processada por não conseguir garantir creches para as crianças do município. Finalmente. Mas isso já acontece a tanto tempo a ponto de apoiar os valores que são cobrados pelas particulares. Valendo lembrar, creche era para ser um dos nossos direitos da criança e dever do governo de provê-lo de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas os impostos não são pra isso, são para os cartões de créditos, aviões, mansões, hectares...

Nenhum comentário: