quinta-feira, 10 de abril de 2008

Uma doce surpresa

A encontrei a venda no Prezunic, supermercado popular que abriu recentemente aqui na zona sul do Rio de Janeiro, com um acervo não muito grande, eu diria básico, de cervejas boas. Essa foi a primeira surpresa. O preço, me fez pensar se deveria comprá-la ou não, R$ 11,30, acima da média das cervejas nacionais. Mas como já tinha um tempo que não provava uma cerveja nova, achei que valia a pena. Escolhi a Appia, a Weiss (de trigo) da marca.

Dentre todas as cervejas que já provei essa originada de Ribeirão Preto foi a que me trouxe a mais agradável surpresa. Talvez pelo fato de não estar esperando muita coisa dela. Ledo engano.

É normal essas cervejas virem com uma etiqueta ou um texto no rótulo a apresentando, essa é descrita da seguinte maneira:

" (...) Elaborada artesanalmente com maltes de trigo e de cevada importados, mel, lúpulo, levedura de alta fermentação (...) esta cerveja ligeiramente doce e refrescante revela todas suas qualidades quando degustada bem gelada (...)"
Nada disso acima é mentira. Ela tem um toque adocicado que a deixa bastante leve, sem perder o sabor ao ser bebida muito gelada, isso aqui no Rio é um ponto a favor. O mel também contribui para a sua coloração, ficando menos opaca que outras de trigo e com um tom avermelhado. Seu teor alcoólico de 5,5% quase não é percebido quando uma garrafa é dividida com sua cara-metade.

A fábrica também produz a Caium (pilsen) e a Indica (india pale ale). Essa última devo experimentar em breve.

Nenhum comentário: