terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Sobre quadrinhos.

Depois de tentar ler quatro livros em paralelo percebi que não consigo. Não tenho essa habilidade. Acabei deixando Minha Vida, de Robert Crumb para depois e finalizando a leitura do Almanaque dos Quadrinhos de Carlos Patati e Flávio Braga.

Os autores contam a história dessa mídia desde seus primórdios até os dias de hoje. Passando por todas as mudanças e modismos norte-americanos, a industrialização e profissionalização do mercado, o cuidado e qualidade europeu e o descobrimento da identidade própria dos artistas brasileiros. O livro me mostrou que embora goste de ler os meus quadrinhos, conheçer alguns autores e grandes sagas, não sou um profundo conhecer sobre o assunto.

Acredito que os autores não tenham deixado de fora nenhum nome que possa ter sido representante nesse cenário. O único ponto fraco pra mim foi o diagramador / editor, ter deixado as legendas das imagens para as últimas páginas e não junto de suas respectivas imagens. Para quem gosta e se interessa pelo assunto, vale muito a leitura e compra.


Em conjunto folhiei bastante a Biblioteca dos Quadrinhos, do Gonçalo Junior, um livro de referências sobre o tema. Nele você encontra edições e publicações sobre o tema organizados por "categoria". Todos com o título, autores, resumo e ficha técnica completa. Outro recurso muito útil para quem se interessa pelo assunto.

Nenhum comentário: