sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

1967

Tudo começou com uma brincadeira, fui ver o que diversos artistas estavam fazendo em 1967. O ano foi uma escolha meio que aleatória, só por causa do primeiro álbum do David Bowie. Acabei descobrindo que nesse ano, além dele outros tanto lançaram seus primeiros álbuns.

David Bowie inaugura com o álbum de mesmo nome e suas primeiras experiências como Uncle Arthur, Rubber Band e Please Mr. Graveddiger (música em que ele canta como se estivesse gripado e na chuva). O mesmo psicodélico ano comportou The Pipers at the Gates of Dawn, primeiro álbum do Pink Floyd, com a ótima faixa Lucifer Sam. Ainda dentre os psicodélicos o lançamento da "nova" banda de Jimi Hendrix, com Are You Experienced?, tendo os clássicos Purple Haze, Hey Joe e Foxey Lady.

The Doors também saía das gravadoras, com o álbum que carregava seu nome e as músicas que mais tarde foram agredir os pais e se tornar hinos para muitos jovens como Break on Through, Alabama Song, Light My Fire e The End.

Fora do circuito dos músicos de língua inglesa, vem da Jamaica um ritmo ainda comercialmente desconhecido, Bob Marley lança Keep on Skanking com músicas as quais mais tarde foram revisadas pelo próprio como All in One e Satisfy My Soul Babe.

Embora não seja o primeiro álbum, Rolling Stones lançou nesse ano três discos (dois com músicas inéditas e uma coletânea de lados B). Between The Buttons, com Let's Spend The Night Together e Ruby Tuesday, Flowers (a coletânea considerada por muitos a melhor) e Their Satanic Majesties Request (considerados por tantos outros como o melhor álbum da banda), pois tinham músicas como a psicodélica e hipnótica Sing All Together, In Another Land e She's a Rainbow.

Enquanto isso no Brasil, Chico Buarque de Hollanda lança Vol. 2, com a Noite dos Mascarados e Quem te viu, quem te vê.

Eu sou do tipo de pessoa que gosto dos dias em que vivo. As vezes gostaria de viver bastante ao futuro ou a um passado inalcançável, mas no geral estou muito satisfeito com 2007 e os meus 30 anos. Mas com certeza, depois dessa ficha ter caído pra mim, gostaria muito de poder voltar e viver 1967, para descobrir esses álbuns com tudo que eles trouxeram de novo.

Sei que deixei muita gente de fora dessa lista, mas a medida que for lembrando (ou vocês me apontando) vou prestar atenção aos detalhes.

Nenhum comentário: