quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Expondo a figura na medina


Antes existiu um mundo em que as celebridades eram mantidas nas telas do cinema ou da televisão durante o horário nobre. Às vezes em alguns eventos, nada mais do que isto. Então as coisas foram mudando e elas foram ganhando páginas nos jornais e mídia impressa, chegaram até mesmo a ganhar revistas dedicadas apenas sobre suas vidas e depois programas de televisão, alguns com mais de uma hora. Claro que uma coisa leva a outra até chegarmos em sites totalmente focados em dar notícias como "Camila Rodrigues leva cachorra para almoço com Fernanda Vasconcellos" - hein?

E mais uma mudança aconteceu, o twitter virou "cool", se algo é "cool" e usado pelas celebridades internacionais, as nossas também irão usar. A única questão é que não existe treinamento para isto e as figuras acreditam que serão protegidas da mesma forma que são em outras mídias. Mas não são, então elas se descuidam e começam a desconstruir a base de ser uma celebridade, a imagem idealizada pelo público.

Então começamos a ver duas destas figuras brigando entre si, outras dando prêmios em troca de "seguidores" ou o que torna-se pior, as "celebridades" perdendo a compostura e brigando com o público, por qualquer mensagem. Assim temos Rubinho Barrichelo respondendo a piadinhas ou Xuxa largando tudo por causa das mensagens que recebeu.

Sobre tudo isto eu fico com vergonha alheia, vergonha destas pessoas que não conseguem ter a devida atenção ao falar com mais pessoas do que um papo a dois. Vergonha destas que não entendem que estar em um ambiente como o twitter é ficar ainda mais exposto do que se estivesse sentado em uma mesa de bar - já que esta tem limite de espaço. Ainda mais embaraçado por aqueles que não só reclamam que escrevem em caixa alta - o que já é uma clara prova da falta de preparo para o ambiente - como ainda seguem o individuo gritão.

Para fechar, se nós, pobres mortais que nunca saímos em uma revista de sala de espera, temos que ter cuidado com o que escrevemos ou falamos, imagina alguém que da noite pro dia sai de 10 para 50.000 "seguidores"? É, os assessores de imprensa desta turma deve estar tendo trabalho, já que agora o que passa na cabeça de todos e vira piada na sala de espera, vai a público e aos ouvidos da "nobreza".

Nenhum comentário: