quinta-feira, 9 de julho de 2009

A noite é uma criança


Estou completando o curso "avançado" de mergulho. Para esta certificação o mergulhador tem que ter cinco especialidades de mergulho de aventura, eu escolhi: busca e recuperação - com estas quedas de aviões que andam acontecendo, isto pode acabar virando a profissão do futuro; navegação - assim eu aprendo a não me perder a vinte metros, já que os peixer até poderiam me dizer o caminho, mas eles não são famosos por suas memórias; profundo - vinte metros? Pra que vinte se posso chegar a 40?; máximo desempenho em flutuação - pra quem quer estar no fundo, flutuar é vital; noturno - vide o título deste post.

Ontem foi a saída da especialização de noturno e posso dizer que tirei algumas conclusões. Em primeiro lugar é que mergulhar no meio da semana é quase como ter um final de semana inteiro condensado em uma noite de quarta-feira. Depois tenho que dizer que é outro esporte.

Enquanto o mergulho durante o dia é praticamente baseado no passeio, a noite tem um ar de "caça". Você precisa ir mais devagar, ficar mais atento a vida ao seu redor, usar a sua lanterna para localizar as vidas em suas tocas e tem a adrenalina por estar descendo a 16 metros na total escuridão, mas de vez enquanto virar o corpo em busca do espelho d'água e só encontrar o reflexo da lua cheia. Sem mencionar com o passeio de barco a noite, deitar na popa da embarcação e curtir a lua, o céu limpo e tudo mais.

Ou seja, se você já mergulha com o "básico": faça um avançado. Se você ainda nem mergulha, nunca é tarde para começar.

Neste mesmo dia, em outro ano:

Nenhum comentário: