quarta-feira, 20 de maio de 2009

Métricas, regras e boa conduta


Tem muita chance de você conhecer esta baleia e seus passarinhos. Se não, esta é a famosa imagem que o Twitter nos apresenta quando o servidor não está dando conta do recado. Mas antes do servidor, temos as pessoas que usam o Twitter e algumas delam podem estar esquecendo o principio básico da ferramenta e tentando definir regras para os Twitteiros.

Na minha humilde opinião (sim, estou resgatando velhas expressões), tentar criar estas regras é um trabalho sem frutos ou cabimento (mesmo que eu concorde com algumas). Afinal de contas o Twitter não é um canal de mão dupla, não é imperativo e você segue aqueles que você quiser, sem obrigatoriedades. Assim como você é seguido por aqueles que se interessam pelo que você escreve, seja lá o que for.

Vejamos, um dos personagens mais queridos da "comunidade" é o @bonecaodoposto, e olha bem o que ele manda aos seus seguidores. Me diga, que tipo de regra pode abraçar este comportamento? Nenhuma.

O que quero dizer é que cada um escreve o que quiser e vão ler e continuar lendo da mesma forma. Assim como cada um escolhe a devida importância que dá ao seu número de seguidores, alguns se importam demais em ter cada vez mais - enquanto fingem que não ligam - e outros realmente não se importam.

Concluindo, Twitter é um meio que em alguns anos estará abandonado e trocado por uma versão evoluída, então para que tentar criar regras?

Isto não é válido para representações de empresas, é claro.

Um comentário:

QUEIROZ disse...

O twitter é meio que uma cnn dos intenautas, e tem essa parada de que o own profile não tem lá grande graça, mas clicar em Home para ficar apertando F5, e ver o que os vários twitteiros tem para dizer. Virou assim meu cigarro virtual, um dia eu largo.

Falou Leandro.