segunda-feira, 31 de março de 2008

Comunidades e mais comunidades

Recentemente comecei a testar o serviço da Last.fm, um site que está substituindo a saudosa Pandora. Você busca por nome de um artista, álbum, ou música, o player dele toca pra você e continua a seleção através de músicas similares. Não é tão bom e surpreendente quanto a Pandora, mas é bem legal.

O serviço ainda tem alguns problemas, como a usabilidade do player, a navegação do site não é simples e faltam alguns recursos simples no player (como pausar por exemplo). Outro ponto fraco pra mim é que o download da música não é tão suave, aconteceram algumas paradas no som enquanto eu ouvia, isso é muito chato. Apesar desses pontos, estou curtindo e estou ansioso para conhecer novos sons que se encaixam com o tipo que ando escutando.

Além da parte do sistema, tem uma parte de comunidades no site, você pode ter um Blog, participar de Grupos, cadastrar amigos e por aí vai. Pra mim é completamente dispensável se eu tenho o meu blog, o meu msn e o meu Orkut. Eu manteria mais o foco na ferramenta na parte da música, incrementando o processo de similaridade, e a parte de "vizinhos", que são usuários que possuem um gosto musical parecido com o seu e assim a gente poderia descobrir o que outras pessoas andam ouvindo.

Confesso que sou um pouco resistentes a cair nesses modismos de comunidades web. Se eu já tenho Orkut, pra que terei o Facebook ou o MySpace? Pra terem uma idéia, me cadastrei em janeiro no Last.fm e só na última terça-feira que comecei a usar. Hoje existem tantas sites-comunitários diferentes que criaram um chamado MeAdiciona.com, onde você pode colocar todos os perfis para serem adicionados pelos seus amigos.

Nenhum comentário: