sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Valores deturpados

Enquanto a discussão sobre o filme "Tropa de Elite" corre solta, percebo claramente a minha maior preocupação tornando-se real. A completa deturpação de valores básicos, a má interpretação de uma mensagem clara, gerada por um desespero, necessidade e ignorância do público.

Alguns apontam o filme como facista, outros transformam os soldados do BOPE em heróis, independente do que eles fazem para cumprir suas missões. Em ambos os casos estão errados. Nesse filme não pode ter heróis ou vítimas (esse papel cabe a todos).

Infelizmente chegamos a uma situação em que ter a "melhor tropa de elite de ação urbana do mundo" tornou-se necessário. Porém, não será ela que irá resolver os problemas. Um dos autores do livro, o capitão Rodrigo Pimentel, diz no documentário "Notícias de uma guerra particular" que enquanto o único braço do governo que sobe a favela for a polícia (de elite ou não), não teremos solução. É um ciclo vicioso de crimes, onde mesmo aqueles que deveriam seguir e fazer a lei ser cumprida a deixam de lado, protegidos por justificativas muito bem embasadas.

No YouTube pude encontrar o documentário que cito acima, em uma versão para gringo ver. Está partido em 10 pedaços, mas vale a pena assistir. No mesmo YouTube encontrei várias homenagens aos "heróis" do BOPE e comentários dos usuários dizendo ter orgulho dessa força, ou estimulando as torturas ou execuções em "prol de um bem maior". Acredito que seja resultado da nossa carência de heróis. Triste.



Nenhum comentário: