quinta-feira, 5 de julho de 2007

Os Portões de Roma

Após assistir a série da HBO, já comentada aqui, eu fiquei mais fascinado ainda por Roma. E quando vi que existia uma série de livros sobre a história de Caio Julio César aos moldes das Crônicas Arthurianas (escrita por Bernard Cornwell). Eu corri atrás.

Terminei rescentemente de ler o primeiro, Os Portões de Roma. Escrito por Conn Iggulden de uma forma magnífica. Eu diria que prende mais pela escrita do que pela trama em si, um livro bom e rápido de se ler, traduz em diversos pontos a cultura romana e mostra o nascimento de um dos personagens mais importantes da história, o personagem que transformou seu nome em sinônimo de reis.

A saga começa com Caio Julio César em torno de seus dez anos, sendo criado nas propriedades de seu pai, um Senador de Roma, defensor da república e que mantem sua família afastada dos vícios da cidade. Conta sua criação, educação e treinamento de soldado e mais tarde o seu envolvimento e sedução pela cidade, que então era o centro do mundo.

A série foi planejada para ser uma trilogia, porém após o terceiro livro o autor disse que ainda faltavam coisas para serem contadas e publicou o quarto. Já comprei o segundo e o terceiro, acredito que será o tipo de leitura em que uma puxa a outra e no final gera aquele bom sentimento nostálgico.

Nenhum comentário: