quinta-feira, 13 de outubro de 2005


Armas ?

O referendo está chegando, no dia 23 iremos votar se será permitido ou não a comercialização de armas de fogo no país. Vou abrir mão da minha opinião disso tudo ser apenas uma questão pouco importante perante a crise política e do dia nacional da Yoga / Yôga (parece brincadeira, né?).

Estou apenas surpreso com a campanha do medo que está sendo instituída. As pessoas fazem campanhas dizendo que agora o ladrão irá ter certeza que você não tem arma para defender sua casa e sua família. Falam que isso não irá afetar o armamento do crime organizado, que todos nós temos que ter o direito de poder escolher se queremos ter arma ou não. Que nada deve ser proibido.

Essas afirmações me levantam diversas perguntas: Para as pessoas terem o direito de escolha elas não devem ter capacidade de discernimento sóbrio sobre o assunto? Desde quando está sendo discutido o poderio bélico das favelas do Rio de Janeiro? E o mais importante, desde quando ter a arma em casa é garantia de defesa com eficiência?

A “cultura do medo”, que estamos praticamente imitando da tão “bem sucedida” cultura americana, esquece dos acidentes que ocorrem nas casas, dos assassinatos em bares devido a discussão de futebol, dos homicídios no condomínio. Essa mesma cultura tenta passar apenas a sensação de estar na mira da arma, deixam de citar a sensação de estar sobre a outra perspectiva.

Fico mais indignado ao perceber a facilidade que temos para abrir mão da evolução social, cultural e humanitária em troca de uma garantia de pólvora. Que ao menor sinal de fogo, explode.

Nenhum comentário: