quinta-feira, 8 de maio de 2008

Anote na sua agenda



A produção de filmes baseados em quadrinhos está a todo vapor. Veja a previsão de lançamento de projetos que estão em produção:

01. O Incrível Hulk (Marvel) - junho de 2008;
02. Batman: The Dark Knight (DC) - julho de 2008;
03. Punisher: War Zone (Marvel) - setembro de 2008;
04. The Spirit (DC) - dezembro de 2008 (lá fora) e janeiro de 2009 (por aqui);
05. Watchmen (DC) - março de 2009;
06. X-Men Origins: Wolverine (Marvel) - maio de 2009;
07. Homem de Ferro 2 (Marvel) - abril de 2010;
08. Thor (Marvel) - junho de 2010;
09. The First Avenger: Captain America (Marvel) - maio de 2011;
10. The Avengers (Marvel) - julho de 2011;
11. Superman: The Man of Steel - começa a ser filmado em 2009;

Além destes acima, existem vários projetos em andamento sem uma previsão oficial anunciada, como por exemplo: X-men Origins: Magneto; Homem-Aranha 4; Surfista Prateado; Nick Fury; Akira; Mulher-Maravilha; Liga da Justiça;

Parece que a Marvel realmente gostou de fazer cinema e está mais empolgada. A Warner/DC poderia pensar em uma produção do Lanterna e do Arqueiro, não? Material tem.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Homem de Ferro

Nunca fui grande fã da Marvel Comics, preferia a DC com o Batman, Liga da Justiça, Lanterna e Flash. Então, por ser um leitor nem um pouco fiel, gostaria que levassem em consideração qualquer besteira que posso dizer em relação ao personagem original e sua história.

Gostei muito do filme. É divertido. Tem uma história bem legal, ótimas cenas, sons, trilha sonora que é puro rock com AC/DC, Black Sabbat e outros e boas atuações. Jeff Bridges está muito bom como "Stage" e Robert Downey Jr. encaixou-se perfeitamente no papel de Tony Stark, chega a dar um banho na falsa pose de playboy de Bruce Wayne. Até a sem sal da Gwyneth Paltrow está interessente.

As cenas de pancadaria que poderiam muito bem apelar pro óbvio conseguem fugir de forma divertida e sem ser pretensamente originais. E como tenho comentado bastante, mais um feliz exemplo de ação sem "bullet time".

Saldo final, a Marvel dá várias deixas de novos filmes não só desse personagem, mas de todo o seu universo. E de acordo com o Imdb.com, Tony Stark fará uma ponta no próximo Incrível Hulk, aquele que foi filmado aqui no Rio, tendo Edward Norton no papel principal. Vamos ver o que irá sair disso, será ótimo se esse nível for mantido, pois o filme conseguiu que eu me interessasse por um personagem do qual, como disse acima, nunca havia gostado.

Ah! Se ainda não viu, veja até o último segundo dos créditos. Pra mim foi uma ótima surpresa.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O papel da imprensa

Sou casado com uma jornalista, a maioria dos meus amigos mais próximos são jornalistas, alguns trabalham em redações, outros em assessoria de imprensa e uns poucos longe da imprensa quente, mas como redatores ou tradutores. Não só pra mim, mas para quase todos eles, existe uma certa indignação com o papel que a imprensa tem prestado.

Fico muito incomodado ao perceber que as notícias do caso Isabella e do austríaco que prendeu a sua filha por 24 anos é repetido em todos os jornais. Eu já me perguntava qual era a objetivo e função dessa repetição, então veio o caso do nosso "embaixador" da Unicef. E os outros ficaram um pouco mais apagados.

Assim, infelizmente, só posso realmente concluir que embora vivemos em um mundo da hyper comunicação, extremamente dinâmica, já que podemos saber hoje a tarde o que aconteceu no Vietnã na hora do almoço, a imprensa mostra-se fraca em cumprir o seu papel como veículo de informação e coloca todas na mesma linha de "Contigos" e "Caras" com diferentes apelos editoriais, mas sempre sensacionalista. As vezes muito bem disfarçada.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Tipos estilosos

O modismo pega em todos os lugares, é impossível não perceber o movimento forte que ocorre e afeta a todos enquanto a vanguarda está experimentando e descobrindo o que há de vir.

No design não é diferente, além dos elementos gráficos que todos usam durante um tempo, a tipografia é um bom representante do modismo, que muitas pessoas chamam de "tendência atual". E não adianta tentar fugir, todos nós, profissionais da área, a seguimos.

Essas fontes ao lado já estiveram no topo da moda, todas já foram uma Gisele Bundchen, até a primeira que está no seu momento já consegue perceber que sua primavera/verão está chegando ao fim.

Assim como o vestuário, depois que a moda caí e o tempo vai afastando de nossa memória, vamos a renegando. Talvez até o próximo movimento "vintage".

A promessa para o outono/inverno são tipografias mais elaboradas, rebuscadas e unidas. Um "vintage" de décadas passadas, com uma releitura mais moderna.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Tiros no Leme

Essa foto aí ao lado é de uma réplica para paintball de uma das armas preferidas dos traficantes do Rio de Janeiro, a AK-47. A mesma que, daqui de casa, devo ter escutado sendo usada a um pouco mais de uma hora no Leme.

Eu moro bem distante do Leme, mais ainda do Chapéu Mangueira onde foi a zona de batalha. Ainda assim deu para ouvir os tiros repetidos, muitos, por uma duração de mais de dez minutos. Quem já brincou de paintball tem idéia do que é ficar dez minutos em fogo cruzado de tinta, e estou falando apenas de tinta. A adrenalina vai a mil, a respiração fica ofegante, qualquer som você se abaixa.

Na vida real não é lá muito diferente, mesmo morando muito longe, eu tirei o Theo das proximidades da janela. Fomos para o quarto dele, onde brincamos no chão e estaríamos protegidos pelas paredes. A questão agora é, eu quero criar o meu filho sob esse fantasma?

Só consigo me recordar de um trecho de uma música do Pedro Luís e a Parede.
"Amor tá chovendo bala
Abre a janela pra não quebrar
Recolhe as coisas da sala
Maloca as crianças por trás do sofá"
Acabei de ler no plantão do G1 que a polícia alegou que a guerra é entre os traficantes, que a corporação não está fazendo nenhuma ação no Chapéu Mangueira, durante essa noite. Ah! A guerra é entre eles, então está tudo bem, né?

Akira

Poucos quadrinhos marcaram tanto em minha memória do que Akira. Me recordo claramente quando um amigo me emprestou a primeira edição encadernada, feita pela editora Globo, e eu a li em poucas horas, já pedindo a próxima. Assim foi até ter lido todas que foram publicadas no Brasil, se não me engano mal chegava a metade da saga.

Agora em julho o filme irá completar 20 anos. E acho que já passou da hora de uma editora mais séria e comprometida reeditar em versão nacional e dessa vez levar a saga até o fim. Não fazer como a Globo, que abandonou no meio e pelos boatos que ouvi, segurou os direitos autorais não permitindo ninguém continuar o trabalho.

Lembrei disso ao ver o que a Conrad está fazendo com o Sandman, que já publicou a nona e penúltima encadernação e com certeza irá concluir a saga do Lorde Morpheus, o cumprimento de tal "agenda" demonstra mais do que interesse no lucro, até pelo fato dessa edição não ser barata, demonstra o compromisso que a editora possui com os seus leitores. Fico aqui na torcida, que durante a comemoração dos vinte anos, seja feito o mesmo trabalho na obra de Katsuhiro Otomo.

Se você não conhece esse trabalho, vale assistir ao filme que embora não seja tão bom quanto os quadrinhos, ainda é primoroso. Para dar um gostinho...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Espírito

Quando o principal personagem do grande criador Will Eisner passa a ser revisado por outro mestre dos quadrinhos podemos esperar boa coisa, não? Acho que não nesse caso.

Frank Miller está revisando, para o cinema, The Spirit do Eisner. O teaser saiu a poucos dias e já apresenta um clima muito Miller, muito Sin City para The Spirit.

Esse é o grande problema, os trabalhos do Eisner conquistam e valem nos detalhes, as histórias são sutis e exigem do público uma grande sensibilidade. Já Miller segue outra linha, trabalha com exageros, violência ao extremo e personagens caricatos, muito caricatos, tudo está em volta de seus grandes contrastes de cor sobre o preto-e-branco. O que é bom em seus trabalhos talvez não funcione com as obras do falecido mestre.

Mesmo tendo nomes fortes no elenco, Samuel L. Jackson, Eva Mendes, Scarlett Johansson, não sei se esse trabalho irá agradar aos fãs, pois falta o "espírito" do autor original.

Para compensar, o cartaz está ótimo. Remete aos trabalhos tipográficos que Eisner fazia em suas capas. Maravilhoso. Poderia abrir mão desse alto-contraste, mas tudo bem, é Miller, não é?

Pra quem estiver curioso, o teaser:

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Creches

Esse é o assunto em pauta da casa. Estamos procurando uma para o Theo ficar por meio período. Apenas meio período por eu ser um afortunado e trabalhar em uma profissão que me permita ficar em casa o dia todo, que nos permita acompanhar a babá de perto e assim sermos mais pais mais presentes. Porque quase todos os amiguinhos daqui do prédio ficam o dia inteiro nas "escolinhas".

Ao mesmo tempo estou envolvido em um projeto de apoio a uma creche que atende a comunidades carentes. Muito focada em crianças que residem em favelas do alto do Cosme Velho e Santa Teresa (Cerro Corá e Prazeres). Projeto bonito de se ver e me faz ter mais esperança na humanidade, mesmo ele sendo muito carente de voluntários.

Enquanto isso a realidade das creches particulares da zona sul é além do real. Já visitamos duas e enquanto em uma delas não deixaria o Theo nem que fosse de graça a outra cobra quase mil reais para meio período da presença do meu filho lá e sem nenhuma atividade extra curricular como um diferencial. Fico frustrado com isso, mas é uma frustração diferente, eu achava que viveria aquela coisa de querer e não poder. Mas não é o fato, eu não quero, não posso e acho um absurdo, esse valor é uma extorção. Vamos olhar mais creches e encontraremos uma dentre tantas.

Para completar, antes de dormir leio a notícia sobre a prefeitura ser processada por não conseguir garantir creches para as crianças do município. Finalmente. Mas isso já acontece a tanto tempo a ponto de apoiar os valores que são cobrados pelas particulares. Valendo lembrar, creche era para ser um dos nossos direitos da criança e dever do governo de provê-lo de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas os impostos não são pra isso, são para os cartões de créditos, aviões, mansões, hectares...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Prêmio Multishow

E o Multishow apresenta a lista de seus indicados:

MÚSICA: "Tá perdoado" (Maria Rita); "Pela última vez" (NX Zero); "Exttravasa" (Babado Novo); "Boa sorte/ Good luck" (Vanessa da Mata); "Não precisa mudar" (Ivete Sangalo e Saulo Fernandes)

CD: "Cidade cinza" (CPM 22); "Samba meu" (Maria Rita); "Eu nunca disse adeus" (Capital Inicial); "Sim" (Vanessa da Mata); "(Des)concerto ao vivo" (Pitty)

CLIPE: "Pela última vez" (NX Zero); "Pulsos" (Pitty); "Aqui" (Capital Inicial); "Nossa música" (CPM 22); "Pontes indestrutíveis" (Charlie Brown Jr.)

DVD: "Ao vivo no Maracanã" (Ivete Sangalo); "(Des)concerto ao vivo" (Pitty); "Pré pós tudo bossa band" (Zélia Duncan); "Cidade do samba" (vários); "Ao vivo Rock in Rio I (1985)" (Paralamas do Sucesso)

CANTORA: Ana Carolina; Claudia Leitte; Ivete Sangalo; Maria Rita; Vanessa da Mata

SHOW: "Dois quartos" (Ana Carolina); "Pic nic" (Rita Lee); "Sim" (Vanessa da Mata); "Ritmo, ritual e responsa" (Charlie Brown Jr.)

GRUPO: NX Zero; Charlie Brown Jr.; CPM 22; Jota Quest; Natirruts

CANTOR: Di Ferrero; Samuel Rosa; Caetano Veloso; Dinho Ouro Preto; Chorão

REVELAÇÃO: Strike; Ana Cañas; Vanguart; Diogo Nogueira; Scracho

INSTRUMENTISTA: Davi Moraes (guitarra); Marco Túlio (guitarra, Jota Quest); Radamés Venâncio (piano, Ivete Sangalo); Yves Passarell (guitarra, Capital Inicial); Bino (baixo, Cidade Negra)

O que você acha disso? Eu acho que estamos perdidos.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Feriado de degustação

Vou traduzir esse feriado em três palavras: família, amigos e cerveja. Que combinação perfeita. Desde o começo foi aberto um ritual de degustação. Saboreamos algumas já conhecidas e uma não explorada, vamos a elas.

Colorado Indian - gostosa, mas eu esperava mais depois da Appia. Essa encorpada India Pale Ale possuí um amargor agradável que a torna uma boa representante do estilo inglês, mas ainda não se destaca como uma das melhores. 7% de teor alcoólico bem presente que deve ser saboreada com moderação.

Franziskaner Hefe-Weissbier Hell - considero essa de trigo melhor do que a famosa Erdinger. Mais saborosa, refrescante e suave. Ela estava um pouco difícil de ser encontrada nas importadoras, mas agora que a Ambev está cuidando de sua distribuição esse problema será um pouco amenizado.

Leffe Blond - essa cerveja tipo "Abadia" é a preferida de muitos. Sou um fã, mesmo que ela não esteja entre as minhas top 5 do momento. Os belgas recomendam que seja bebida a 8ºC, como aqui no Rio isso é praticamente impossível não se preocupe, pois depois de retirá-la do congelador posso dizer que a sua leveza, cremosidade e um leve aroma frutado (que parece ser de banana) é mantido. Por ser uma cerveja seca ela não te deixa esquecer que esconde atrás de todas suas características o teor de 6,6%.

La Trappe Tripel - holandesa que quebra o meu preconceito de não ser muito simpático as cervejas originadas desse país. Com uma coloração de mel, aroma e sabor frutados e um doce amargor é uma cerveja que vale até o último gole, que inclusive é a melhor parte. Atenção, são 8% de puro sabor.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Bom, o mau e o feio em quadros

Mesmo que você não goste dos filmes estilo "spaghetti westerns" existe uma grande chance de ter assistido e gostado da série do Homem Sem Nome, interpretado por Clint Eastwood.

As boas novas são que essa série irá continuar em quadrinhos. A nova editora Dynamite Entertainment passa a publicar o título The Man With No Name à partir de maio desse ano com argumento de Christos Gage e arte de Wellington Dias (desenhista brasileiro que já traçou Superman, X-Man e The Beast).

A Dynamite Entertainment, desde sua criação em 2004, tem publicado títulos com um apelo comercial alternativo das grandes editoras. Com títulos como Zorro, The Lone Ranger, Battlestar Galactica e projetos com Alex Ross como Project Superpowers. Com isso parece que está conseguindo se manter nesse reduto alternativo e tem chances de crescimento.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

David Lachapelle

Está ocorrendo até o dia 04 de maio, no espaço Oi Futuro (ali entre o Largo do Machado e o Catete), a exposição "Heaven to Hell - Belezas e Desastres" de David Lachapelle.

Eu não conhecia o fotógrafo, que é conhecido por beirar o surrealismo com os seus trabalhos. Nessa exposição percebi mais uma veia pop do que surrealista. Com produções, iluminações e conceitos muito bons os trabalhos de Lachapelle se destacam de tantos outros no mercado pop/mtv de hoje em dia. Não é a toa que ele já fez diversas capas da "Rolling Stones" e está entre os preferidos de celebridades internacionais, como Madonna.

A exposição é curta, muito curta, mas é boa. Começa com "retratos" de celebridades como esse da Angelina Jolie e segue para outros temas. O melhor trabalho na minha opinião é a "Casa do fim do mundo", simplesmente genial.

Aqui vai o site oficial do artista e o site do Oi Futuro.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Vírgula

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) lançou no último dia 07 uma campanha para comemorar o seu centenário. A campanha fala do poder de uma vírgula. Estou publicando aqui por ter achado o texto e a estética muito boa. Eu mesmo, gostaria muito de saber usar bem a vírgula.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Momento Kodak

A Kodak convida os usuários a publicarem em seu site os "momentos" capturados por eles e elege um por mês, disponibilizando esse para qualquer um comprar. O vencedor desse mês foi essa foto aí do Homem-Morcego andando em Los Angeles, sem que ninguém achasse estranho. A autora jura que não foi produzida.

Para registrar o seu momento Kodak, basta clicar aqui, se cadastrar e fazer upload das fotos.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Senhores do Crime



O diretor de Crash acertou mais uma vez. Nessa trama ele narra a história de uma médica que acaba se envolvendo com a máfia russa.

Com personagens muito bons, atores "secundários" com grandes atuações, como por exemplo Armin Mueller-Stahl que interpreta um velho russo muito carismático e ao mesmo tempo assustador ou com Viggo Mortensen carregado com um sotaque russo e cenas de lutas extremamente realistas e sangrentas, o filme ganha um ritmo e a trama se desenrola mantendo um clima de suspense e drama digno de um "Poderoso Chefão".

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Uma doce surpresa

A encontrei a venda no Prezunic, supermercado popular que abriu recentemente aqui na zona sul do Rio de Janeiro, com um acervo não muito grande, eu diria básico, de cervejas boas. Essa foi a primeira surpresa. O preço, me fez pensar se deveria comprá-la ou não, R$ 11,30, acima da média das cervejas nacionais. Mas como já tinha um tempo que não provava uma cerveja nova, achei que valia a pena. Escolhi a Appia, a Weiss (de trigo) da marca.

Dentre todas as cervejas que já provei essa originada de Ribeirão Preto foi a que me trouxe a mais agradável surpresa. Talvez pelo fato de não estar esperando muita coisa dela. Ledo engano.

É normal essas cervejas virem com uma etiqueta ou um texto no rótulo a apresentando, essa é descrita da seguinte maneira:

" (...) Elaborada artesanalmente com maltes de trigo e de cevada importados, mel, lúpulo, levedura de alta fermentação (...) esta cerveja ligeiramente doce e refrescante revela todas suas qualidades quando degustada bem gelada (...)"
Nada disso acima é mentira. Ela tem um toque adocicado que a deixa bastante leve, sem perder o sabor ao ser bebida muito gelada, isso aqui no Rio é um ponto a favor. O mel também contribui para a sua coloração, ficando menos opaca que outras de trigo e com um tom avermelhado. Seu teor alcoólico de 5,5% quase não é percebido quando uma garrafa é dividida com sua cara-metade.

A fábrica também produz a Caium (pilsen) e a Indica (india pale ale). Essa última devo experimentar em breve.

It's only Rock n' Roll

Desde muito cedo, o Theo sempre gostou de Rock. As músicas que ele mais curtia eram "Funk Até o Caroço" do B. Negão, até hoje ele "toca trompete" com as mãozinhas por causa dessa música, "Blitzrieg Bop" dos Ramones e "Touch Me" dos The Doors. Essa última ainda é a preferida dele, pula e brinca com uma empolgação invejável. Até ontem, quando ele pulou, brincou e cantou! "C'mon Baby". Fiquei muito bobo e ainda estou com um sorriso idiota.

Se você não sabe que música é essa, aumenta o som e toca esse vídeo!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

As listas que nunca fecham

Estava em uma festa quando foi levantada a pergunta sobre os top 5 filmes de cada um. De bate pronto disse uma lista:

1. Silêncio dos Inocentes;
2. Beleza Americana;
3. Um Sonho de Liberdade;
4. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança;
5. Pulp Fiction ou Cães de Aluguel;

Na minha opinião é uma lista boa, mas depois, a caminho de casa percebi que essa lista está completamente diferente de outra que já fiz do mesmo tema, que tinha Ben-Hur; Pink Floyd The Wall; O Poderoso Chefão... Então percebi que existem listas que nunca irão fechar, minha top 5 listas que nunca fecharão:

1. Melhores filmes;
2. Melhores músicas;
3. Melhores quadrinhos;
4. Melhores bandas;
5. Melhores posições sexuais;

Essa eu acho que fica fechada.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Piada Mortal v2.0

Para a edição comemorativa de aniversário da clássica história "Piada Mortal", a DC Comics lançou essa edição com novas cores, feitas por Brian Bolland. Nunca achei as cores da edição anterior ruins, mas depois dessa nova a original se mostra um tanto quanto carnavalesca. Adorei a nova e espero que seja lançada aqui em breve, vou acrescenter a minha coleção.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Minhas capas preferidas

Tenho visto em vários lugares as pessoas relembrando capas de álbuns, e sempre em listas, já vi as melhores, as piores, as mais insólitas e por aí vai. Resolvi listar as minhas cinco capas preferidas.


1. Cheap Thrills, da Big Brother and the Holding Company de 1968 - a primeira vez que vi esse álbum, foi em vinil, e eu nem fazia idéia de quem era Robert Crumb, mas ainda assim fiquei apaixonado pela capa;

2. Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles de 1967 - embora eu nunca tenha sido um "beatlemaníaco", sempre adorei essa capa e o algo de estranho que ela possuí;

3. Seventh Son of Seventh Son, Iron Maiden em 1988 - adorava ficar olhando as capas do Iron e buscando os detalhes, mesmo sendo uma das capas com menor número de detalhes escondidos essa sempre foi a minha preferida deles;

4. Olias of Sunhillow, Jon Anderson em 1976 - comprei esse vinil por causa da capa, por ter aberto e visto que dentro dela existiam mais páginas ilustradas que contavam uma história. Simplesmente demais;

5. Axis: Bold as Love, The Jimi Hendrix Experience em 1967 - altamente psicodélica, sempre a achei fora dos padrões.

Todas essas capas tem duas coisas em comum, a primeira é que precisam ser vistas em formato grande e a segunda é que elas ultrapassam o limite da frente e brincam com a contra-capa e partes internas do álbum.

domingo, 6 de abril de 2008

Passarinhos no Camiseteria.com

Desde o ano passado começei a freqüentar uma comunidade e loja virtual de roupas chamada Camiseteria.com. É bem legal participar dessa comunidade e se envolver com outros designers e artistas que normalmente não encontraríamos no dia-a-dia.

Fiquei ainda mais feliz de ter participado do projeto Passarinhos, onde 31 designers doaram um passarinho para compor essa estampa que foi lançada ontem. O prêmio, que normalmente é pago para os designers aprovados, será doado para uma instituição de caridade.

Considero esse projeto, idealizado e organizado pela Lavínia Carvalho, genial. Primeiro por envolver tantos profissionais em torno de um único trabalho e objetivo e segundo por entender que as vezes fazer aquilo que está ao nosso alcance já é o suficiente para ajudar.

Nome dos designers que participaram: Easyrider; Guto Chaves; M.Vigliar; JSF; Ninhol; Paulo Bruno; Ritinha; Eduardo Duccigne; Lavínia Carvalho; Tassiane Oliveira; Adriana Ramos; Wilson Junior; Rwr2; Mannaz; Rodrigo Habib; Leandro Bulkool; Pablo Lobo; Daniel Chastinet; Fábio Girardi; Diogo Flô; Fábio Favaro; Felipe Franco; Missy Cox; Danilo Kato; Everton Vieira; Ike Motta; Wellington Fattori; Everton Carvalho; Lucas Pinduca; Tiago Monteiro; Flávio Montiel. Parabéns a todos!

sábado, 5 de abril de 2008

Fachada reformada

O layout desse blog existe, exatamente assim, desde fevereiro de 2003. Já tem algum tempo que eu quero mudá-lo, mas o resultado de não saber exatamente o que eu mudaria, a grande preguiça de mexer em algo que me atende muito bem e por final a falta ocasional de tempo para fazer esse tipo de coisa, resulta na grande procrastinação. Mas, tomei um pouco de vergonha na cara e dei uma leve mexida, suavizei as bordas pretas, colocando um cinza claro e aumentei a largura das colunas. Espero que agrade.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ignorância por uma boa causa?

Demorei 4 anos para assistir ao documentário Super Size Me. Se você ainda não sabe sobre o que ele é, vai uma breve uma explicação. O diretor Morgan Spurlock decide passar 30 dias se alimentando somente de McDonald's, com três refeições diárias. Tudo isso para provar que a alimentação de fast (junk) food ajudou a transformar os Estados Unidos da América em um país obeso.

A causa é nobre. Provar o quanto faz mal comer fast food. O quanto nosso corpo não está preparado para isso. Mas não deixa de ser uma ignorância o simples fato de ir a tal extremo para chegar a uma conclusão óbvia. Minha crítica é que o documentário poderia ser conduzido e realizado de outra forma, bem diferente desse radicalismo banal todo.

Porém, ele apresenta alguns pontos interessantes, como o graú de responsabilidade que tais cadeias de junk food possuem na má alimentação. Como é comprovado por ele, todos os elementos que fazem parte do cardápio poderiam ser mais saudáveis, mas o McDonalds opta pelo caminho mais industrial, depreciando a saúde. Como exemplos, ele aponta que mesmo a salada do fast food possui açucar e que o yogurte da rede em alguns casos é mais calórico que o milk-shake.

Enquanto os americanos processam essa cadeia de restaurantes, concordo com a francesa que ao ser entrevista por Morgan afirmou que "os americanos gostam de processar tudo e todos". Ou seja, na minha opinião o McDonald's não é o único responsável pela epidemia de obesidade que o país vive, essa responsabilidade deve ser dividida com a educação, com os pais das crianças e com os indivíduos. Esses pontos são passados rapidamente no documentário.

Após assistir ao documentário, posso garantir que vou passar um bom tempo antes de entrar em um McDonald's novamente e ao ir vou pensar mais vezes se é isso mesmo que eu quero.

Últimas Ceias

Pedro, um camarada das antigas, deu a dica de um blog que está listando várias últimas ceias. Achei o tema ideal para a Semana Santa, pena que ela já passou e não foi em tempo. Mas, como sempre nesse blog, antes tarde do que nunca. Duas das quais eu mais gosto:

A Última Ceia dos Sopranos. Adoro essa série e os personagens estão muito bons nessa foto, principalmente a velha Lívia como Judas.

Clássico chama clássico e nunca poderia faltar a versão de Guerra nas Estrelas.

Existem muitas outras, para todos os gostos, que estão sendo exibidas nesse blog.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Minha vida em músicas

O Ock-Tock me desafiou. Por isso vou atender a seu desafio e fazer a minha vida em músicas, ao som de Rolling Stones.

A brincadeira é a seguinte, você escolhe uma banda e responde as perguntas com nome de músicas desse grupo, simples assim. Depois desafia outros blogs a fazer a mesma coisa.

1. És homem ou mulher?
Monkey Man

2. Descreva-te
Good Times, Bad Times

3. O que sentem ou pensam as pessoas sobre você?
Tell Me

4. Como descreverias o seu relacionamento anterior?
I Can't be Satisfied

5. Como descreves o seu atual relacionamento?
Loving Cup

6. Onde gostarias de estar agora?
Rock and a Hard Place

7. O que pensas a respeito do amor?
Hot Stuff

8. Como é a sua vida?
Wild Horses

9. O que pediria se pudesse realizar um desejo?
Time is on My Side

10. Uma frase:
It's Only Rock 'n Rol

E eu desafio (não que eu ache que vão atender, mas é uma chance de trazê-los de volta):
01. Leticia
02. Cris Tibau
03. Marcelo Saraiva
04. Fasano
05. Mr. Tyler Durden - a ressuscitar o seu blog

Frustração

Hoje acontece outra apresentação do "Fucking Prince of Fucking Darkness" Ozzy Osbourne no Rio de Janeiro. Estou extremamente frustrado pelo simples motivo de achar um absurdo cobrar R$ 180,00 por um ingresso de pista.

Já fui ao show do Ozzy antes, o vi no antigo Metropolitan. É muito bom, mas 180 reais é um exagero. Não consigo entender como simplesmente a sociedade aceita isso e continua apoiando toda essa política elitista de acesso a cultura. Que fique claro, eu tenho essa grana, mas me nego a pagar isso em um ingresso de pista, tenho fraldas pra comprar.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Sonho de consumo

Normalmente não dou a mínima importância pra essas miniaturas tão conhecidas como Action Figures. Mas acabei chegando no Blog de Brinquedo, e a categoria música tem várias coisas bacanas, principalmente uma coleção do Pink Floyd The Wall, com peças como essa aí da imagem.

Isso eu quero. Eu vi na Amazon e nem é caro, o problema agora é decidir qual eu terei antes que esgote.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Agora ferrou de vez

A Adobe, fabricante dos softwares de maior sucesso relativos a design, lançou o Photoshop Express. De graça.

Você agora pode manipular as suas fotos, restaurá-las, usar filtros pré-definidos por eles facilmente, tudo on-line.

Ferrou de vez pelo simples fato do mercado no qual trabalho, existir diversas pessoas que acreditam que saber mexer no Photoshop é ser um designer. Agora essas pessoas não apenas estão com a faca e o queijo na mão como existe uma ferramenta para multiplicá-los descontroladamente.

Agarro minhas esperanças na percepção do público e cliente, aqueles que não se acham designers, em captar que não é a ferramenta que faz o profissional. Caso contrário eu poderia fazer alguns atendimentos de emergência, já que uma faca alfa é bem parecida com um bisturi.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Comunidades e mais comunidades

Recentemente comecei a testar o serviço da Last.fm, um site que está substituindo a saudosa Pandora. Você busca por nome de um artista, álbum, ou música, o player dele toca pra você e continua a seleção através de músicas similares. Não é tão bom e surpreendente quanto a Pandora, mas é bem legal.

O serviço ainda tem alguns problemas, como a usabilidade do player, a navegação do site não é simples e faltam alguns recursos simples no player (como pausar por exemplo). Outro ponto fraco pra mim é que o download da música não é tão suave, aconteceram algumas paradas no som enquanto eu ouvia, isso é muito chato. Apesar desses pontos, estou curtindo e estou ansioso para conhecer novos sons que se encaixam com o tipo que ando escutando.

Além da parte do sistema, tem uma parte de comunidades no site, você pode ter um Blog, participar de Grupos, cadastrar amigos e por aí vai. Pra mim é completamente dispensável se eu tenho o meu blog, o meu msn e o meu Orkut. Eu manteria mais o foco na ferramenta na parte da música, incrementando o processo de similaridade, e a parte de "vizinhos", que são usuários que possuem um gosto musical parecido com o seu e assim a gente poderia descobrir o que outras pessoas andam ouvindo.

Confesso que sou um pouco resistentes a cair nesses modismos de comunidades web. Se eu já tenho Orkut, pra que terei o Facebook ou o MySpace? Pra terem uma idéia, me cadastrei em janeiro no Last.fm e só na última terça-feira que comecei a usar. Hoje existem tantas sites-comunitários diferentes que criaram um chamado MeAdiciona.com, onde você pode colocar todos os perfis para serem adicionados pelos seus amigos.

sexta-feira, 28 de março de 2008

The American Way of Thinking

Ou: Como uma maneira de pensar leva uma nação a ser violenta.

Responda rápido: o que você acha e pensa dessa capa?

Agora, depois da sua primeira reação vou contar um pouco da história. Essa é a primeira capa da Vogue com um negro, demorou, mas saiu. É uma capa sobre auge da carreira e forma. O que tem de errado nisso? Nada, né?

Não para os americanos. Uma parte da população está gerando polêmica em torno dela, estão dizendo que é racista e deprecia a imagem do povo negro, pois comparam a posição de LeBron com o King Kong de 33. Por favor, nos poupe.

Na minha humilde opinião, se a referência ao clássico foi proposital, achei ótima. Finalmente conseguiram um par para fotografar com a Gisele que a transforma em pequena e indefesa, quebra um pouco a imagem de divindade dela. Em segundo lugar, a expressão de LeBron está perfeita de acordo com sua profissão.

O que me preocupa é o "puritanismo" de uma nação que recalca diversas imagens e opiniões a ponto de julgar preconceituoso e politicamente incorreto qualquer fato que se aproximar de tais recalques. Isso me recorda uma conversa que tive com uma conhecida N.Y., quando ficou claro que as pra ela, inconscientemente, as características do negro - como os lábios grossos - são defeitos, e não características.

Mais uma vez, na minha opinião, tal recalque eleva o inconsciente do povo a um estado de alerta e desconforto que notadamente gera intolerância que pode acabar resultando em atos de violência.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Juno



Pegue um saco e escreva com uma canetinha "para se sentir bem". Então coloque dentro um dvd de Amelie Poulain e o de Juno. Sim, Juno é um filme muito gostoso de se ver, com uma trilha sonora que corresponde ao roteiro e atuações. Ótimo.

Não imaginei que Ellen Page fosse realmente uma atriz tão bem colocada nesse filme, pensei que fosse aquela coisa da academia de sempre valorizar um ator jovem e por aí vai. Mas não, ela está ótima. Assim como Michael Cera, o namoradinho meia tijela.

Se ainda não viu, faça como a gente: antes tarde do que nunca.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Dark Side of the Moon


Soube pelo Long Live, Rock'n Roll que no dia 24 de março que acabou de passar, esse álbum completou 35 anos. Para homenagear, estou ouvindo esse clássico de três décadas e meia.

terça-feira, 25 de março de 2008

Shine a Light



Da série a série: não sei se consigo esperar pra ver...

segunda-feira, 24 de março de 2008

Ele é todo mundo, ele é ninguém


Quando eu penso em um filme que irá contar a vida de um grande artista, penso em coisas como o que foi feito de forma genial para Ray Charles, Johnny Cash, The Doors e outros. Pensava.

A história de vida, real, imaginária, exagerada e tudo mais de Bob Dylan é apenas o pano de fundo de I'm Not There. O diretor Todd Haynes tenta construir a complexa personalidade do músico através de seis facetas extremamente diferentes interpretadas por atores tão singulares como. Marcus Carls Franklin, Ben Whishaw, Christian Bale, Heath Ledger, Cate Blanchett e Richard Gere são os diferentes Dylan que vivem em um homem.

Tudo isso ao som dos clássicos e não clássicos de Dylan e uma construção de cenas vinculadas ao som que me trouxe saudades de Pink Floyd The Wall de Alan Parker. Genial.

No fim, esse filme quebrou um paradigma meu, não desejo mais conhecer somente a história dos artistas como antes, passei a me interessar muito mais por suas personalidades.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Bem-vindo a Jericho



Jericho é uma cidade muito pequena localizada no interior dos Estados Unidos. Também é uma das poucas cidades que sobreviveram ao ataque de 21 bombas nucleares, levando todo o país ao caos. Seguindo a onda de séries como 24 horas, onde explodir uma bomba atômica é o primeiro passo, esse série trata obviamente de terrorismo e seus resultados. Ao menos tratava.

Curioso assistir uma produção como essa após cinco anos de guerra no Iraque e perceber, logo nos últimos episódios da primeira temporada que o inimigo não são os muçulmanos e sim os próprios americanos se aproveitando do medo criado. Isso muda o tema da série, que passa a tratar de paranóia, teoria da conspiração e cultura do medo.

Embora o elenco não seja bom, a produção e o roteiro são bem legais e desenvolvidos. Vale a pena assistir.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Revelações 01:03 - Nascimento de um dialeto

No começo tudo é dito pausadamente, esperando que seja compreendido e absorvido por quem está aprendendo. Existe uma preocupação grande em não errar no fonema, na conjugação e concordância. O tempo passa e aos poucos as palavras vão se invertendo, dormir vira "mimir", mamadeira vira "dedeia", desenhar vira "dindô", lixo vira "cacaca", gato vira "miau"... Se extende até alcançar o nome dos amigos, então temos "Dinna", "Dinno", "Assa", "Didi", "Tis"...

Os discípulos superam os mestres.

terça-feira, 18 de março de 2008

Revelações 01:02 - Fila de supermercado

Fazendo compras, em um mercado lotado, com todo mundo de carrinhos cheios, paro em uma fila no meio de dois casais. Sozinho como eu estava, só me restava observar e rir.

O casal da frente, bem acima do peso, começou a colocar as compras no caixa. Queijo prato, queijo cheddar, queijo bola, presuntos, carnes, carnes, carnes, massa, mais massa, muita massa, temperos, biscoitos... aí vem a dor na consciência, Ades, Coca-Cola Zero...

O casal de trás, mulher com um pouco mais de 40 anos, esbelta toda em cima, o homem um cara que deve praticar atividades físicas regulares. No carrinho tinha: queijo branco; pão integral; aves; peixes; frutas; verduras...

O casal da frente, namorava, ria, brincava um com outro, trocavam carinhos.

O casal de trás, mal se tocavam, consegui ver o carrinho inteiro pelo simples fato da mulher ficar remexendo tudo que estava lá, ficava repassando com o marido tudo que precisavam comprar e fazer ainda, extremamente controladora e paranóica com o que compravam.

Resultado, como é bom estar bem consigo, né?

segunda-feira, 17 de março de 2008

Revelações 01:01 - A festa de aniversário

Depois que você se torna pai, com o seu filho um pouco mais velho, a ponto de começar a ser convidado para as festas dos coleguinhas da natação, da créche ou do condomínio. Você pode se descobrir um "Acompanhante Penetra". Você não foi convidado para aquela festa, seu filho que foi. Você só vai pelo simples fato dele precisar de um acompanhante. Acho que a cerveja comprada pelos pais, são para os pais e amigos dos mesmos, não para você, vão te oferecer só por educação.

Existe uma possibilidade de mudança, se durante a festa você conseguir encontrar outra afinidade com os pais do aniversariante que não seja ter filhos, pode se tornar amigo e no próximo ano será um convidado de fato. Mas a primeira vez, você é um acompanhante penetra e não se surpreenda se nem mesmo souberem o seu nome, você é o "pai do...".

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Chegou...


E eu preciso de um desses.

Saiba mais sobre o projeto aqui, ô: http://jogowarinrio.blogspot.com/

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Eu já fui um viciado

Dediquei horas a isso, por vezes perdi a noção do que estava ocorrendo ao redor. Quando ficava sem, sonhava com tudo em torno disso. Mas abandonei o vício, minha vida voltou ao normal e posso encarar tudo ao redor com um olhar mais lúcido, mais sóbrio seria o termo correto. Mas não é por isso que deixei de me divertir ao assistir esse comercial para essa droga:

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cerveja após exercícios faz bem, diz estudo

02/11/2007 - 09h29 (fonte: Terra)

Uma pesquisa feita por cientistas espanhóis sugere que o consumo de cerveja após a realização de exercícios físicos pode trazer benefícios ao corpo humano.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, na Espanha, mostra que a bebida ajuda a repor o líquido perdido no suor, durante o exercício.

Os pesquisadores acreditam que os açúcares, sais e gás da cerveja ajudam o organismo a absorver os fluidos mais rapidamente.

Na pesquisa liderada pelo professor Manuel Garzon, 25 estudantes correram em uma esteira, sob temperatura de 40º C, até ficar exaustos. Em seguida, os pesquisadores mediam seus níveis de hidratação, habilidade de concentração e coordenação motora. Metade deles recebia dois copos de cerveja, enquanto o resto recebia água. Depois disso, todos podiam beber quanta água quisessem.

Segundo o Daily Mail, os estudantes que beberam cerveja demonstraram níveis de hidratação "um pouco melhores" do que os que beberam apenas água.

Garzon acredita que o dióxido de carbono na cerveja ajuda a matar a sede mais rápido, enquanto os carboidratos da bebida substituem as calorias perdidas durante o exercício físico.

A experiência foi repetida durante vários meses.

O jornal afirma que, com base no estudo, os pesquisadores recomendam o consumo moderado de cerveja após os exercícios - 500 ml para homens e 250 mil para as mulheres - como parte de uma dieta atlética.

Segundo James Betts, especialista em reidratação pós-exercício da Universidade inglesa de Bath citado pelo Daily Mail, "muitas pessoas pensam no álcool como um diurético, mas se você já está hidratado, uma pequena quantidade de cerveja pode ser um modo de ingerir fluidos".

(ócio nunca mais, vou incluir uma corrida diária na orla em minha rotina).

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

The Shock Doctrine

Vi esse documentário em outro blog. Na minha humilde opinião, muito bom.

sábado, 20 de outubro de 2007

Vizinhança

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu adoro onde eu moro. Gosto muito mesmo. Gosto do condomínio, dos vizinhos, da rua e tudo mais. Mas existem coisas que podem abalar até mesmo essa sensação de prazer da casa própria, um pouco depois que chegamos aqui, recebemos essa carta que vou transcrevê-la exatamente como ela é.

A AMMAS e você

- 5 minutos para entender o que você tem e o que pode perder -

Nossa rua antes da AMMAS, era uma rua com mendigos dormindo/circulando pela mesma. Ela servia de motel todas as noites, levando nossos filhos e visitas a observar o número de camisinhas pela rua.
Era ponto de encontro para maconheiros e viciados, que aqui subiam para se picar.
A escada era um sanitário e em face da promiscuidade, era grande o número de seringas ali largadas. Alunos vinham matar aula aqui.
A policia tinha o hábito de parar no ponto mais alto, agindo de modo estranho.
Carros eram arrombados.
Nossas visitas tinham medo de por aqui passar e as calçadas eram tomadas por carros
A comlurb não fazia a limpeza da rua. A limpeza era feita pela chuva
O isolamento e a insegurança eram fatores de desvalorização dos imóveis.

Talvez você mais velho tenha esquecido e se mais novo nem se lembre do que era a nossa rua [Nome da rua escrito certo - UAU]
No inverso do processo de violência que o Rio vive, nossa rua mudou. Leia tudo acima de modo positivo e seja coerente, tudo que conseguimos foi porque houve uma união chamada AMMAS.

No entanto estamos diante da real possibilidade de acabar e perder nossas conquistas. A AMMAS precisa que todos os moradores participem, seja justo com você e com sua família.
Dizer que segurança é obrigação do estado é correto no entando é ignorar que a violência que nos cerca passou a exigir os chamados "apoios" pela rua. Com certeza sem eles você nem andaria nas ruas. Pense.
Em nossa rua moram militares, que participam da AMMAS, por entenderem que através da mesma a PAZ, passou a ser o diferencial em relação ao RIO.
E seu imóvel, com certeza está mais valorizado- imóvel em rua tranqüila de Copacabana coom segurança deve ser a propaganda.

Dizer que paga muito é absurdo, pois vamos supor que seja R$ 30,00 por moradia, um real por dia, cada moradia com 5 pessoas, logo o custo diário por pessoa será de 20 CENTAVOS. Será que não vale a pena. Esposa, filhos, parentes, amigos e patrimônio desvinculados da palavra INSEGURANÇA.
Sua visita chega e em face da segurança, da tranqüilidade da rua se sente insegura, se pode deixar o carro na rua- Você com certe orgulho, diz que não existe risco, não é verdade?
Pense, pois de repente sem aviso voltaremos À realidade do Rio e talvez seja necessário que mude seus hábitos.
A Ammas, pretende, podar as arvores, sinalizar as vagas, melhorar a limpeza, iluminar a escada, corrigir o calçamento entre outras ações. PENSE E PARTICIPE, procure o seu Sindico.

A AMMAS

Eu pensei e cheguei a algumas conclusões:
1. Realmente preciso participar da AMMAS;
2. A AMMAS precisa de um porta-voz com capacidade de redação;
3. Sr. Padilha, temos um roteiro lindo para apresentar ao senhor. Que grande filme o senhor está perdendo!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ezekiel 25:17

Lançado em 1994, indo contra os ventos de Hollywood que estava exibindo produções como Forrest Gump, Um Sonho de Liberdade, Quiz Show, O Cliente e Nell , Pulp Fiction, Tempo de Violência, foi lançado dando um choque no público, com cenas violentas e uma edição nem um pouco linear. A platéia ficou dividida, só existia quem amou e quem odiou, ninguém ficou indiferente ao trabalho.

Os grandes pontos fortes de Pulp Fiction estão nos personagens, na trilha sonora e em grandes diálogos, que só poderiam sair da mente de Tarantino com um tom de extremo cotidiano. Tornaram-se clássicos entre os amantes de cinema aqueles sobre as pequenas diferenças da Europa e massagem nos pés. Dentre os personagens, os preferidos (acredito que da maioria) são Vicent Vega e Jules Winnfield, interpretados respectivamente por um John Travolta retirado do esquecimento e Sammuel L. Jackson.

Fiz essa estampa para o Camiseteria.com, escolhi uma das cenas que mais gerou boatos e burburinhos na época, já que não existe a passagem Ezequiel 25:17 na Bíblia (vai até o versículo 16), e até hoje é usada como referência em músicas e outras produções. Jules prega essas palavras antes de matar suas vítimas e no final de sua carreira encontra um novo significado para ela, abraçando então sua redenção.

Pulp Fiction levou o Oscar por melhor roteiro original, mas teve diversas outras indicações. Hoje, considero esse filme um clássico que inspirou por exemplo o diretor Guy Ritchie em Snatch e em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, outras excelentes produções cinematográficas.

Vale a pena relembrar a cena...

sábado, 13 de outubro de 2007

Feliz dia das crianças!



Tenho certeza que para ele foi...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Debate sem fim

Ontem, enquanto a minha mulher estava trabalhando na sessão especial do filme Tropa de Elite, patrocinada pela Claro. Eu fiquei "zapeando" e acabei pegando desde o início um MTV Debate sobre o filme. Resolvi assistir.

Foram convidados para o programa o ator Milhem Cortaz, que faz o Capitão Fábio, ou o 02 no treinamento, a Nega Gizza, Braulio Mantovani, roteirista do filme, o advogado do Bope que está buscando indícios para processar a produção, um ex-comandante do Bope e um estudante de direito, com os seus 21 anos.

O maior ponto fraco do programa foi o Lobão. É importante colocar que conversar com o Lobão é uma experiencia bem proveitosa, mas como apresentador ele se perde no controle do programa, não deixa os outros falar, perde o foco do assunto e não consegue ser suficientemente claro em suas colocações. Se eu fosse da direção da MTV voltava com o Cazé e colocava o Lobão para fechar o programa com um belíssimo ensaio.

Além desse ponto fraco, foi patético observar as pessoas puxando a defesa para a sua banda. Ninguém queria colocar as cartas na mesa, todos se apegando a questões individuais e com uma visão micra sobre os pontos levantados no filme. O advogado só falou uma única vez, para defender a "imagem" dos oficiais que estavam em serviço em 1997, o ex-comandante era comprometido e não pode falar tudo abertamente, então só defendeu a imagem da corporação, o estudante nem merece comentários e por aí vai.

Acho que é essa a grande questão que transforma o filme em tópico de tantas discursões, as pessoas insistem a se sentirem diretamente ofendidas pela produção. Seja por ser um estudante, um "playboy que financia o tráfico", um policial, um membro da comunidade ou o que seja..

As pessoas poderiam começar a ser menos hipócritas e aceitar as responsabilidades de cada um nesse caos. Porque se você molha a mão de um policial para se livrar de uma multa, você é responsável. Se você compra droga, é responsável. Se você trafica, é responsável. Se você assisti tudo isso e simplesmente torna-se passivo, também é responsável.

Como único ponto forte tem um depoimento de Negra Gizza que coloca que esse debate todo é temporário, que o filme levantou a poeira, as pessoas vão discutir e logo logo irão parar de falar e nada vai mudar. Pois falta uma ação deriva de tanto debate.

Isso me faz pensar em uma conversa que tive com o Ock-Tock. Ele me disse que não vai assistir a esse filme, assim como não assistiu a outros do mesmo estilo, pois tais filmes só promovem essa cultura violenta em torno do Rio. Não concordo com ele, mas uma coisa pra mim ficou certa, nós ainda não temos educação e nem preparo suficiente para lidar com essas informações.

domingo, 7 de outubro de 2007

The worst day diving...

...is far better then the best day at work.

De duas uma, ou eu gosto muito do que faço, ou esse texto acima, muito visto em parachoques, é uma grande mentira.

Água fria (13ºC), visibilidade em torno de 1 metro, vento frio e corrente. A soma desses elementos fizeram apróximadamente vinte mergulhadores abortarem a operação, exatamente como os escritores de romances históricos costumam descrever a debandada de uma grande batalha, se espalha como um vírus.

Bom, de qualquer forma, foi bom como experiência de um mergulho em condições muito adversas e pelo churrasco patrocinado pela operadora, não conheço ainda muitas operadoras, mas acho difícil encontrar uma melhor do que a Mar do Rio.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Por isso somos 3º Mundo !

Refrigerador: HomePub
Fabricante: Asko
Origem: Suêcia
Característica principal: Dispenser de Chopp Gelado Externo (sniff...)
Valor em alguns lugares na europa: US$ 1.000,00

Refrigerador: PRM48D
Fabricante: Brastemp
Origem: Brasil
Característica principal: Dispenser de Água Externo (água???)
Valor convertido: US$ 1.870,00

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Valores deturpados

Enquanto a discussão sobre o filme "Tropa de Elite" corre solta, percebo claramente a minha maior preocupação tornando-se real. A completa deturpação de valores básicos, a má interpretação de uma mensagem clara, gerada por um desespero, necessidade e ignorância do público.

Alguns apontam o filme como facista, outros transformam os soldados do BOPE em heróis, independente do que eles fazem para cumprir suas missões. Em ambos os casos estão errados. Nesse filme não pode ter heróis ou vítimas (esse papel cabe a todos).

Infelizmente chegamos a uma situação em que ter a "melhor tropa de elite de ação urbana do mundo" tornou-se necessário. Porém, não será ela que irá resolver os problemas. Um dos autores do livro, o capitão Rodrigo Pimentel, diz no documentário "Notícias de uma guerra particular" que enquanto o único braço do governo que sobe a favela for a polícia (de elite ou não), não teremos solução. É um ciclo vicioso de crimes, onde mesmo aqueles que deveriam seguir e fazer a lei ser cumprida a deixam de lado, protegidos por justificativas muito bem embasadas.

No YouTube pude encontrar o documentário que cito acima, em uma versão para gringo ver. Está partido em 10 pedaços, mas vale a pena assistir. No mesmo YouTube encontrei várias homenagens aos "heróis" do BOPE e comentários dos usuários dizendo ter orgulho dessa força, ou estimulando as torturas ou execuções em "prol de um bem maior". Acredito que seja resultado da nossa carência de heróis. Triste.



quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Vergonha...

Eu ia fazer um post ironizando, já tinha até título, mas não tive coragem. Acho que esse assunto deve ser levado com seriedade e sobriedade. A minha falta de coragem não é temendo algo e de simplesmente não ter coragem de brincar com assunto tão sério.

Renan Calheiros, em sessão secreta, foi absolvido. Antes de entrar no debate se era armação da oposição ou não, levanto a questão que os nossos "líderes" precisam estar acima de qualquer suspeita, o que não é o caso de Renan Calheiros.

Para tentar ajudar na memória do nosso país, segue abaixo a listagem dos senadores que fizeram parte dessa votação, tidos como apoiadores do Presidente do Senado.

Geraldo Mesquista Junior (PMDB) - esteve envolvido no escandalo do Mensalinho do Geraldinho, onde ele retinha 40% do salário de seus servidores;

Sibá Machado (PT) -renunciou a presidência do Conselho de Ética, atrasando mais o processo;

Tião Viana (PT) - lutou pela sessão secreta e tentou barrar os deputados que conseguiram o direito de assistir ao julgamento;

Euclydes Mello (PTB) - primo e suplente de Fernando Collor de Mello;

João Tenório (PSDB) - assumiu após a eleição como governador de Teotônio Vilela Filho, do qual era suplente;

João Pedro (PT) - foi relator do caso e defendeu a prorrogação da CPMF, ignorando o abaixo assinado de milhares de brasileiros pedindo o contrário;

Gilvam Borges (PMDB) - defendeu o nepotismo alegando que empregava esposa e mãe, por dormir com a primeira e pela segunda tendo parído-o. Foi senador de 94 a 2002, quando perdeu para Capiberibe. Conseguiu a cassação do mandato de Capiberibe em 2005 com a ajuda de Renan Calheiros, que negou o direito de defesa ao Senador. A Gilvam Borges e a família são donos de emissoras de rádio em praticamnete todos os municípios do Amapá e de duas TVs em Macapá;

José Sarney (PMDB) - sem mencionar o seu tempo na presidência, vale lembrar que Vedoin citou seu nome durante o escandalo das Sanguessugas;

Papaléo Paes (PSDB) - era tido como um aliado, mas elegou que seguiria o seu partido durante a votação e iria contribuir para a cassação de Renan Calheiros, mas como a mesma foi secreta, não temos como saber sua posição real;

Antonio Carlos Junior (DEM) - Tomou posse após a morte de seu pai, ACM. Empresário da área de comunicação e presidente da Rede Bahia, grupo que controla o Correio Bahia, a TV Bahia e emissoras de rádio;

César Borges (DEM) - era tido como um aliado, mas após o resultado do julgamento, pronunciou-se indignado e responsabilizou o governo por pressionar os senadores para esse resultado;

João Durval (PDT) - foi acusado de fazer propagando irregular durante sua campanha;

Inácio Arruda (PC do B) - também tido como aliado, que alegou ficar surpreso com a absolvição e com a abstenção de seis senadores durante a votação;

Deixando os históricos um pouco para trás, vamos direto aos nomes pois a lista é grande: Adelmir Santana (DEM); Gim Argello (PTB); Magno Matta (PR); Edison Lobão (DEM); Epitácio Cafeteira (PTB); Roseana Sarney (PMDB); Eduardo Azeredo (PSDB); Wellington Salgado de Oliveira (PMDB); Valter Pereira (PMDB); Jayme Campos (DEM); Jonas Pinheiro (DEM); Serys Slhessarenko (PT); Flexa Ribeiro (PSDB); Efraim Morais (DEM); José Maranhão (PMDB); João Vicente Claudino (PTB); Flávio Arns (PT); Francisco Dornelles (PP); Marcelo Crivella (PRB); Paulo Duque (PMDB); Expedito Júnior (PR); Fátima Cleide (PT); Valdir Raupp (PMDB); Mozarildo Cavalcanti (PTB); Romero Jucá (PMDB); Ideli Salvatti (PT); Neuto de Conto (PMDB); Almeida Lima (PMDB); Antônio Carlos Valadares (PSB); Maria do Carmo Alves (DEM); Aloizio Mercadante (PT); João Ribeiro (PR); Leomar Quintanilha (PMDB);

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Ação sem "bullet time"



Após Matrix ficou difícil assistir um filme de ação sem o bom e velho bullet time, o que aconteceu com isso? A originalidade foi se perdendo. Mas não é esse caso. John McClane está de volta e logo aos 40 minutos de filme já se encontra completamente quebrado.

Dos atores cinquentões que estão retornando para os filmes de ação, Bruce Willis com certeza é o que se encontra em melhores condições. Talvez seja por causa de seu personagem na série Duro de Matar, que exageros à parte, sempre foi muito humano.

Mas o filme não é apenas muito bom só por isso, tem bons vilões, bons personagens coadjuvantes, boas piadas, ótimas cenas de ação com poucas pausas e uma trama tecnológica que embora exagerada faz sentido. Ainda não assisti nenhum ultimato (pra dizer a verdade, não vi nenhum da série), mas pra mim Duro de Matar 4.0 é o melhor filme de ação do inverno.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Santiago

A dúvida era entre "Duro de Matar 4.0" ou um "filme cabeça", resolvi abrir mão da pipoca e aceitei o cabeça. Mas ironizei, entrei no cinema brincando com a sala mais vazia do Artplex. Dizendo que era fácil colocar um filme do João Moreira Salles em um cinema do Unibanco. Quando as pessoas entravam eu apresentava todas elas como "alguma-coisa" Moreira Salles. Ironizei e me enganei como a muito tempo não me enganava.

O que eu esperava ser um documentário sobre a família Moreira Salles, contado por um dos filhos, ou seja auto-admirado, vi um filme sincero e vivo. Que com uma certa distância documenta não a família e sim um personagem, Santiago Badariotti Merlo, o mordômo da família que não apenas falava quatro ou cinco línguas, mas tinha paixões e admirações únicas. E sua forma de expressar tudo isso o torna um personagem memorável.

A narrativa fria, o preto-e-branco e o enquadramento distante reforçam a sinceridade em torno do trabalho e das palavras finais, do personagem e do documentarista. Sem sombra de dúvida, Santiago foi uma das melhores surpresas cinematográficas de 2007.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Saneamento Básico, o filme



Tudo começa em um cidade do interior gaucho. Digo, bem do interior gaucho. Quando a necessidade de realizar uma obra de saneamento básico torna-se prioridade, mas a prefeitura não tem verba para a mesma, apenas para a produção de um filme. Através de uma meta-linguagem, Jorge Furtado e um elenco ótimo, ironizam o sistema público do país e a indústria de celebridades. Grande destaque para Bruno Garcia, que já tinha mostrado ao que veio em Lisbela e o Prisioneiro, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e claro para o "Monstro do Fosso" (e o mais importante: o Theo adora imitar o monstro).

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Spider Pig!




Assisti ao Simpsons, o filme. Primeira impressão, ele é bem legal. Mas já vi episódios melhores.

Senti falta de algumas coisas, como por exemplo, aproveitando que era um longa, explorar um pouco mais os personagens da cidade, ir além da família. Afinal de contas, nós que somos fãs do desenho, já conhecemos todos eles e muitas vezes o episódio que parodia Pulp Fiction e conta 5 segundos ou um pouco mais de todos os personagens é considerado um dos melhores.

Como conclusão final, é um filme divertido, tem boas piadas, não se torna chato ou repetitivo, conseguiram ultrapassar a barreira do tamanho de episódio sem grandes problemas.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Graças ao YouTube

Como muitos, sou fã dos Simpsons, ainda não vi o filme, mas sou fã e estou louco para assistir na telona. Uma das coisas que mais gosto nessa série com tantos anos de sucesso é a criatividade de suas aberturas, a qual nunca repete. O sucesso da abertura é tanto que chegaram a filmar uma com atores reais.

Graças ao YouTube outros fãs puderam publicar suas preferidas e alguns fizeram até mesmo uma "coletânea" de aberturas. Abaixo uma das quais eu mais gostei.



Quem sabe, com essa onda totalmente interativa a Fox não faça uma promoção dos fãs criarem suas próprias aberturas. Assim diversos ilustradores e/ou animadores de grande talento que temos espalhados por aí possa estravasar um pouco sua criatividade.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Blogs em alta

A Nissan está vindo para o Brasil com uma força de divulgação bem interessante. Primeiro foi o lançamento do Nissan Sentra, com o The Uncle's e a campanha onLine "Saia do Quadrado".

Agora eles lançaram o Tiida, apelidado por mim carinhosamente de MaTiilda. E como lançamento criaram a campanha "De dentro pra fora", uma idéia ótima para atingir um público bem segmentado. E para completar a ação, a campanha on-line foi a criação de um Blog chamado Lounge Tiida, onde os autores são Ed Motta e João Marcello Bôscoli, falando sobre música, cinema, literatura, quadrinhos, viagens, culinária e qualquer coisa pessoal. Um golaço, passei a visitar o blog constantemente.

Além disso, Blog virou tema da campanha do Estadão, na verdade o mesmo tenta depreciar a credibilidade dos blogs para poder levantar a sua. Pra mim é patético ver um jornal como o Estadão brigando contra um canal extremamente pessoal. Bola fora.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Esse tal de Rock n' Roll

Quem ainda não viu no YouTube o momento do Show do Lobão no Circo Voador onde uma mulher sobe no palco e manda um topless totalmente Rock n' Roll, aproveite e veja agora.



Isso pra mim é Rock n' Roll. Engraçado como eu sempre fiz muita diferenciação entre a atitude do homem e da mulher no Rock. Acho patética atitudes como de colocar o pau pra fora, já falei mal de Flea, Kurt Cobain e até mesmo Iggy Pop por isso. Não por uma questão sexual e sim de atitude mesmo, eu não acredito que o homem que coloque o pau pra fora esteja sendo contraventor, enquanto para a mulher a exibição do corpo tem toda uma conotação de quebra do paradigma e da "decência".

Nessa mesma semana descobri que Juliette Lewis, uma atriz que ficou muito marcada por filmes como Assassinos por Natureza e Cabo do Medo, tem uma banda e está vindo para o Tim Festival, a Juliette and the Licks. Essa atriz me marcou pois nunca a achei bonita, mas ela tinha uma atitude temperada por sex-appeal, algo que eu creditava a suas personagens, agora vejo nos vídeos de sua banda que é algo próprio.

Mais uma surpresa positiva da atitude feminina. Como disse, esse tal de Rock n' Roll.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Luto

Terminei de ler hoje o último livro da série "O Imperador". A medida que a leitura foi avançando somente a idéia e a certeza de saber que Marco Brutus iria trair seu melhor amigo tornava-se algo angustiante. Piora após o perdão da batalha da Farsália, a facada de Brutus o torna em vilão praticamente sem prescedentes. Diferente da série da HBO que embora seja maravilhosa não conseguiu passar a indignação da traição de Brutus

Conn Iggulden manteve o ritmo e o estilo de escrita durante o último livro, a saga de Caio Julio César só cresce, assim como o seu carisma e sensação de poder. Acredito que essa seja a questão, no final, realmente o leitor pode cogitar que a única saída para o povo de Roma, seria o assassinato do Ditador Vitalício. E nisso Iggulden também dá um show, o que motiva o senado não é a fé e o ideal na república e sim o sentimento de ser esquecido, não mais vistos, abandonados na história. A república já estava morrendo e todos tentam salvá-la por motivos egoístas, Brutus inclusive.

Os Deuses da Guerra fecha a história de César, deixando a possibilidade do autor voltar ao tema de Roma exatamente à partir do 15º dia de março, quando o "Deus da Guerra" foi assassinado.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Canecas com a sua cor

Se você trabalha com design, publicidade ou marketing, com certeza conhece a boa e velha tabela de cores Pantone. É uma das principais ferramentas da produção gráfica. Acho que não sou o único designer que viu isso como um objeto de desejo!


Se alguém estiver vindo das terras da Rainha ou do Tio Sam e quiser trazer uma pra mim de lembrança, vai acertar em cheio!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Morte dos Reis

No que o primeiro deixa a desejar em termos de trama e de personagens cativantes. O segundo livro da série de quatro volumes, dá de sobra. Com uma trama que me atraiu como um imã e personagens que cresceram de uma forma inimaginável, li "a Morte dos Reis" sem perceber o tempo passando. Por diversas vezes me perdi em suas páginas e quando notei, o bom senso ou sono já deveriam ter me feito parar de ler bem antes.

O segundo livro conta a ingressão de Julio César nas legiões, assim como de seu melhor amigo Marco, mudanças radicais no senado romano e o crescimento de poder do futuro imperador. Com alguns ajustes na história, o livro floreia um pouco mais a vida de César e consegue representar exatamente a personalidade carismática que um líder como ele deveria ter. Se o primeiro valia a pena, o segundo nem se comenta. Fico feliz de já ter o terceiro em mãos.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Não voe por Congonhas

Embora eu não esteja mais viajando tanto para Sampa, vale aderir a esse movimento. Após o acidente eu fiquei sem palavras. Essa campanha é uma atitude na qual eu acredito. Afinal de contas, na altura do campeonato, não foi apenas um erro, foi a soma de todos eles.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Sem saída

Espinosa é um delegado da 12ª DP. Localizada na R. Hilário de Gouvéia, em Copacabana. Suas tramas policiais ocorrem todas na cidade do Rio de Janeiro, com grandes descrições das características e dia-a-dia do bairro.

Desde que me mudei para Copa me identifico com as histórias de Espinosa, mas dessa vez o autor (Luiz Alfredo Garcia-Roza), leva o crime para nenhum lugar mais do que a minha rua. Em Espinosa Sem Saída, tudo começa na Marechal Mascarenhas de Morais.

O último livro embora seja bom, não supera os anteiores. A trama é interessante, mas tive a sensação de uma conclusão um pouco vazia, realmente faltaram peças para completar a trama policial e satisfazer o leitor.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Theo praiano



No dia 14 ele completou 10 meses.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

1.000.000!

Soube pelo blog do Ock-Tock que hoje é o Dia Mundial do Rock. E ele fez uma brincadeira com outro amigo de listar as vinte músicas, duas de cada banda, que ele poderia ouvir um milhão de vezes sem parar.

Listinha muito difícil essa, mas legal de se fazer. Preparei a minha, foi um parto ter deixado algumas músicas e artistas de fora, mas optei em escolher aquelas que sempre aparecem nas minhas playlists e que costumo mantê-las na mente.

01. David Bowie - Space Oddity e The Man Who Sold The World;
02. Eric Clapton - You Look Wonderful to Night e Bad Love;
03. Janis Joplin - Piece of My Heart e Try (Just a Little Bit Harder);
04. Jimi Hendrix - Castles Made of Sand e Little Wing;
05. Living Colour - Desperate People e Love Rears It's Ugly Head;
06. Pink Floyd - Wish You Where Here e In The Flash;
07. Ramones - Blitzrieg Bop e Do You Remember Rock n' Roll Radio;
08. Red Hot Chilli Peppers - Road Trippin' e Can't Stop;
09. Rolling Stones - Paint in Black e Simpathy for The Devil;
10. The Doors - Touch Me e The End;

Agora, continuando as brincadeiras feita pelo Ock e Cassano, desafio aos mesmos a depois de fazer essa lista acima, fazer as listas das músicas que você não escutaria dez vezes sem parar, mesmo que te pagassem um milhão de reais.

01. Skid Row - 18 and Life e I Remember You;
02. Nirvana - The Man Who Sold The World e Smells Like Teen Spirit;
03. Oasis - Wonderwall e Stand by Me;
04. Gun's and Roses - November Rain e Knock on the Heaven's Door;
05. Alanis Morissette - Ironic e Thank U;

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Inspirador.


Simplesmente inspirador. A história de um rato que sonha em ser um chef tem um têmpero especial com ótimas pitadas de piadas, personagens e um roteiro maravilhoso. Assistir a todo o processo criativo da culinária de Remy foi um prazer à parte pra mim, ainda mais quando as cores, cenário, grafismos e animações dos personagens dão um show.

Quem não viu, veja. Mesmo que não seja muito fã de animações, acho que essa vai agradar.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

As "celebridades" e as primeiras páginas

Começa com o mexicano ultrapassando o nerd americano na corrida do homem mais rico do mundo. A humildade mexicana não permitiu que ele comemorasse e apenas declarou que "não tem o hábito de contabilizar sua riqueza". Claro, contar até 67.8 bilhões dá um trabalhão.

Ainda sobre fortuna, como se não bastasse ganhar 1 milhão do BBB, o Alemão vai receber do Lula 1.6 bilhões para reformar a casa. Ah! Não é esse Alemão? Então tá, acredito.


Atores da "novela" Malhação se sentem excluídos de sua galera e vão parar na cadeia acusados de agredir travestis e roubar, eu disse roubar, uma prostituta, após ter levado todas (os) ao Vip's. O curioso foi levar prostituta da Av. Atlântica ao Vip's e depois ainda querer roubar a bolsa dela. Melhor é a declaração que os "travestis eram idênticos a mulheres". Então tá, acredito.

E a ex-do-pagodeiro-modelo-e-atriz que está sendo acusada de envolvimento com o tráfico. O ex dela estava envolvido e foi preso, ela fez visitas e então uma denúncia anônima informou que ela levava drogas para dentro presídio. Considerando que a denúncia é verdade, como fica a declaração dela de quando fazia suas visitas entrava em fila e era revistada como qualquer pessoa normal? Claro que só pode ser perseguição, como ela mesma disse: "Só estão fazendo isso porque é a Viviane e não a Maria da esquina." Então tá, acredito.

Começo a sentir saudades da Luana e do Caetano que arrumou um jeito bem discreto para dizer a todos que pegou a loira: "Nunca faria uma música para uma mulher com a qual nunca tive nada." E não era que a música era pra ela mesma?

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Os Portões de Roma

Após assistir a série da HBO, já comentada aqui, eu fiquei mais fascinado ainda por Roma. E quando vi que existia uma série de livros sobre a história de Caio Julio César aos moldes das Crônicas Arthurianas (escrita por Bernard Cornwell). Eu corri atrás.

Terminei rescentemente de ler o primeiro, Os Portões de Roma. Escrito por Conn Iggulden de uma forma magnífica. Eu diria que prende mais pela escrita do que pela trama em si, um livro bom e rápido de se ler, traduz em diversos pontos a cultura romana e mostra o nascimento de um dos personagens mais importantes da história, o personagem que transformou seu nome em sinônimo de reis.

A saga começa com Caio Julio César em torno de seus dez anos, sendo criado nas propriedades de seu pai, um Senador de Roma, defensor da república e que mantem sua família afastada dos vícios da cidade. Conta sua criação, educação e treinamento de soldado e mais tarde o seu envolvimento e sedução pela cidade, que então era o centro do mundo.

A série foi planejada para ser uma trilogia, porém após o terceiro livro o autor disse que ainda faltavam coisas para serem contadas e publicou o quarto. Já comprei o segundo e o terceiro, acredito que será o tipo de leitura em que uma puxa a outra e no final gera aquele bom sentimento nostálgico.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Rocky, o sexto.

No primeiro (1976) o "Garanhão Italiano" lutou contra Apollo Creed, no segundo(1979) foi a revanche contra "O treinador", mais tarde após ter sido derrotado por Clubber Lang (1982), o próprio Apollo o preparou para sua revanche vitoriosa contra Lang. Apollo Creed é morto durante uma luta contra Ivan Drago, e Rocky vai em busca de uma "vingança" na terra do adversário (1985).

Quando todos acreditaram que sua carreira havia chegado ao fim, ele começa a treinar Tommy Gun (1990), que mais tarde o trai e seus problemas pessoais são resolvidos em uma briga de rua.

E então (2006), aparentemente com os problemas de saúde resolvidos após tantos combates épicos, como se Ivan Drago nunca o tivesse "aposentado", como se nunca tivesse caído em conjunto na lona com Apollo, como se Clubber Lang não tivesse sido um dos rivais mais perigosos de sua vida, ele resolve voltar aos ringues contra Mason "The Line" Dixion.

Uma história pobre, entediante, com lições de morais recitadas por Rocky ao Paullie, ao filho, a menina que ele levou na porta quando era muito mais novo, ao filho dela, a comissão internacional de boxe e a todos que aparecerem ao redor. Rocky Balboa é um tio velho e chato. Porém, existem duas coisas fortes em comum com os filmes anteriores: Stallone ainda não resolveu o seu problema de dicção e à partir do momento em que o treinamento começa até o último gope da luta, como em todos os filmes anteriores, ele conseguiu me prender, aguardando o resultado do combate - realmente a fórmula foi repetida e teve o mesmo resultado.

Stallone também está participando da produção John Rambo. Será o quarto filme da série do sobrevivente do Vietnam. Só espero que ele pare por aqui e não pense em uma continuação para o famigerado Stallone Cobra.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Pobre Yorick


Yorick é um artista de fugas em busca de emprego. Sua namorada está em uma viagem na Austrália, sua mãe o protege, sua irmã é uma paramédica. Tem como praticamente melhor amigo um macaco de estimação, o qual ele espera treinar para ajudá-lo em seus truques.

Uma vida normal como essas não tem nada de ruim, talvez eu só devesse comentar que Yorick e seu melhor amigo, também são os últimos machos sobreviventes. Isso mesmo, algo aconteceu e todos os machos morreram, o mundo agora é inteiramente das mulheres.

Ok. Primeira reação machista: quem tem os telefones da Gisele, da Angelina, da Natalie e da Catherine? Isso mesmo tudo pelo primeiro nome, já que Yorick seria a única salvação para a espécie humana. Mas isso também não seria ruim.

Só que como disse, o mundo agora é inteiro das mulheres, e não poderia ser simples. Ativistas políticas, solitárias, estudiosas, feministas radicais e muito mais começam a passar na vida de Yorick em "Y: O Último Homem", extraordinária história em quadrinhos que conta a saga desse pobre coitado. Ótimas ilustrações, ótimo argumento e uma particularidade que eu adoro, muitas referências com cinema e música. :)

segunda-feira, 2 de julho de 2007

A Viagem de Théo...

Théo é uma criança entrando em sua fase adolescente, estudioso e muito curioso. Super protegido pela mãe e vive em um ambiente bastante amável. Até o momento em que é descoberta uma doença misteriosa, os médicos franceses não conseguem realizar um diagnóstico e tratamento preciso.

Marthe é uma mulher, acima de seus cinquenta anos, muito rica e com amigos influentes espalhados pelo mundo. Quando fica ciente sobre a doença do sobrinho voa para Paris e de lá conduz Théo em uma viagem pelo mundo das religiões.

Comprei esse livro para a Leticia por causa do nome. Depois dela ler, foi a minha vez, e muito mais do que um nome é um livro ótimo de se ler. A impressão que a autora, Catherine Clement, passa é de ter visitado cada país e cidade descritos tão bem no decorrer do romance, a narrativa é através dos olhos de quem conhece o local com intimidade e não apenas as visitas turisticas tão comuns em nossas viagens. Isso aumentou a minha vontade de viajar e conhecer o mundo e sua diversidade cultural.

"A Viagem de Théo" é dito como "O Mundo de Sofia" das religiões. Não sei, porque ainda não li o segundo livro, mas realmente sobre o tema, é passada uma visão geral de diversas religiões do mundo, algumas com mais profundidade do que outra, mas todas tem o suficiente para agregar informação.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Cerejeiras

No Japão as cerejeiras são admiradas como um símbolo da vida, traduzido pelos momentos em que sua flor floresce até o seu murchar. Tudo como breves momentos da vida, onde a beleza se encontra em cada detalhe e ainda assim é passageira.

Também acredito que a vida seja feita de momentos passageiros e alguns inesquecíveis. Fico muito feliz em saber que a maioria dos momentos da minha vida passarei com ela. Desses praticamente todos se tornam inesquecíveis.

Ela faz aniversário hoje, mas eu não canso de admirar a sua energia que constantemente se renova em comunhão com uma maturidade e auto-conhecimento sem iguais. Admiro não por amar e sim amo por admirar.

Meu amor, desejo a você toda felicidade do mundo, todos os sorrisos de satisfação e gargalhadas de entusiasmo descontrolado. Desejo a você que cada momento que passa consiga te mostrar como somos felizes e quão você é merecedora de tudo isso e muito mais. Te amo.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Amigo da vizinhança


Estava muito ansioso para ver esse filme. Não por ter o Venon - faço parte daqueles leitores do Aranha que não vê nada demais nesse vilão - mas sim pelo personagem principal e a grande qualidade da adaptação. Fiquei feliz com o resultado final.

Não é melhor do que o dois, mas tudo bem. Os três vilões que logo de cara eu achei que seria uma idéia ruim, na prática ficou muito bom. Os atores estão bem legais (destaque para Thomas Haden Church que interpreta o Homem de Areia) , os efeitos especiais estão absurdamente bons, o som é ótimo e as cenas do Aranha se balançando entre os prédios estão cada vez melhores.

Ouvi dizer que eles querem fazer pelo menos mais dois filmes da franquia, o que eu acho ótimo. Pena que o Tobey Maguire não concorde comigo, parece que ele não quer mais representar Peter Parker.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Roma

A HBO deveria nos dar mais exemplos como Roma e Band of Brothers. Super produções que nos mostram que TV pode ser mais do que séries banais, novelas com a mesma fórmula ou programas de auditório.

Roma conta as tramas políticas e vaidades da nobreza em paralelo com a história de dois personagens, o centurião Lucius Vorenus e o legionário Titus Pullo. Isso cria uma aproximação única entre o povo e Roma, conseguindo demonstrar uma ótima perspectiva da época.

Com cenários e atuações maravilhosas, Roma te leva de um episódio a outro com muito entusiasmo. Arrisco a dizer que na primeira temporada não existe se quer um personagem desinteressante, todos conseguem ser complexos e atraentes (a sua maneira). Essa temporada conta a fase de Julius César (interpretado de forma absurda por Ciarán Hinds) enquanto a segunda temporada as conseqüencias da mesma.

Outro fator que me deixou muito feliz foram os detalhes culturais, como o relacionamento entre as castas, religiões e deuses, que são tratados de forma madura e muito verossímel.

Por todos esses motivos e ainda outros que não dão para descrever, concluo que julguei Roma ainda melhor do que Band of Brothers. Infelizmente dizem que por motivos financeiros (parece que cada episódio custava em torno de 10 milhões de doláres), não terá uma terceira temporada. O que seria uma pena.


Visite o site oficial da HBO / Roma.