Foi passeando em livrarias que descobri que a Cia. das Letras estava com uma linha de quadrinhos, a Quadrinhos da Cia. e foi neste passeio que fui pego de surpresa com a coletânea Nova York de Will Eisner, que comprei na hora.
Mas depois, conversando com um bom amigo e ex-conspirador, soube da existência da história do Chinês Americano. Neste quadrinho Gene Luen Yang fala diretamente sobre preconceito e dificuldades de aceitação, as vezes vindo de nós mesmos.
O tema é explorado através de três histórias, a primeira é sobre a adequação do único imigrante chinês na escola, Jin Wang vive sofrendo rejeições de seus colegas e até mesmo de uma paixão repentina.
Depois é a vez de Danny, um típico garoto popular da escola que tem destaque no esporte, se dá bem com as garotas e todos ao seu redor querem ser seu amigo. Mas Danny tem um primo que vem visitá-lo de tempos em tempos, o chinês Chin-Kee e isto abala toda a relação de Danny com o mundo que lhe cerca.
E por fim vem a história do Rei Macaco, aquele que tem como dádiva governar todos os macacos do mundo, mas isto não é o suficiente para ele.
Com humor, sensibilidade e as cores de Lark Pien, as histórias se cruzam em tema e forma e conseguem te levar de maneira bem leve a reflexões profundas. Vale a pena.
Neste mesmo dia, em outro ano:
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário