Antes de falar do filme eu preciso rever a história em quadrinhos. Watchmen foi uma história criada por Alan Moore (argumento) e Dave Gibbons (ilustrador) em 1986. Publicada em doze volumes com quadrinhos, trechos de um livro que fazia parte da trama, lembranças de décadas anteriores, músicas como referências e uma outra história embutida na principal. Ou seja, muito complexa.O grande mérito dos quadrinhos foi que até então, nesta mídia, tudo era muito equilibrado, vilões eram vilões, assim como os heróis cumpriam o seu papel de heróis. Sem dúvida, tudo preto e branco, sem tons de cinza. Com Watchmen e outros trabalhos, isto mudou, os personagens tornaram-se mais humanos e mais cinzas. Em resumo, este é o valor deste trabalho, por isto ele é o que é.
Agora falando sobre o filme. É bom, Zack Snyder conseguiu não estragar a história, o que era uma missão muito difícil. Mas não é nada além disto, isto porque através do cinema já tinhamos convivido com personagens bem cinzas, tais como: Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes), Darth Vader (Guerra nas Estrelas) ou Capitão Nascimento (Tropa de Elite). O grande valor dos quadrinhos era impossível de ser transportado para a telona.
Assim como a complexidade da história, em três horas é impossível contar tudo da mesma forma, coisas importantes precisavam ser deixadas de lado, como detalhes de relacionamentos entre personagens ou a morte de um valioso contraste de gerações. Por isto eu sempre esperei que esta adaptação fosse uma série e não um longa metragem.
O ponto forte da parte técnica fica para a caracterização dos personagens, a fotografia que é belíssima e a trilha sonora que trás muito bem o clima do filme e época. Os pontos fracos são a atuação de alguns atores, principalmente por parte da Malin Arkeman (Espectral), o exagero de câmeras lenta - estas poderiam ser trocadas por história, valeria mais a pena - e os claros vícios do diretor, que aplicou as mesmas soluções usadas em 300.
Por fim, vale a pena assistir, mas é muito melhor ler. E se você não leu, vai perder uma bela trama que não foi contada no cinema. Espero não ver mais comentário como "Zack Snyder é o revolucionário diretor...".
Acesse também:
- A edição extra do Máquina do Tempo: Para ouvir lendo;
- Os comentários do Ock-Tock sobre o filme;
- O que o povo está falando no Miniview;
- Compre e leia os quadrinhos (edição definitiva);
- O RapaduraCast especial;
- O NerdCast especial;
- Em 2007, "Revelações 01:01 - A festa de aniversário";
4 comentários:
Cara, eu ia fazer um post sobre watchmen... mas vc disse tudo.
Abrass!!
...Mas... Só a cena de abertura com "Times they are changing" Já vale o ingresso!
eu ouvia falar de Watchmen quando anunciaram o filme e não sabia que cargas d'água era isso. depois de ler os quadrinhos admito que virei um megafã e aí sim me deu vontade de assistir o filme.
as impressões que tenho antes de assisti-lo (aqui no interior do interior do interior do Rio Grande do Sul ainda não entrou em cartaz) é de que o elenco escolhido é um pouco inexperiente. acho que Watchmen por sua magnitude, pelo menos na graphic novel, merecia uns atores BEM mais conceituados, mas como eu disse, essa é minha impressão ANTES de ver o filme.
posto outro comentário aqui assim que eu conseguir assistir. =D
Eu não tinha lido a HQ, mas fui ver o filme só pelo hype [/o tipo mais odiado (pelo fã true)de telespectador. Achei o filme foda, até por que não conhecia a história prá poder botar defeito, néam? Agora baixay a HQ e estou lendo. \o/
Postar um comentário