domingo, 27 de fevereiro de 2005

Nostalgia

Acabo de fechar a última página de Excalibur. Encerro a leitura com um incontrolável sentimento nostálgico das histórias contadas pelo Lorde Derfel Cadarn, que embora tenha se tornado um monge, ficou na minha memória como um dos maiores guerreiros da literatura.

Bernard Cornwell teve a capacidade de contar sua história de uma forma fluida e magistral, prendendo mais a atenção a cada página virada. Me levou mais próximo de seus personagens, me fez odiar e logo depois admirar, se não amar. E com todo esse ritmo imposto na história, o autor me fez jogar o livro e ficar andando feito um alucinado pela casa por três vezes. Entendia isso como um presságio.

As Crônicas de Artur são contadas através de três livros: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur. Quem não leu, leia.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

O meu tipo

20 coisas que formam o meu tipo de mulher:
01. Ama as boas coisas, bem acabadas e cuidadas;
02. Gosta de um pé-sujo;
03. Para ela, alguns momentos precisam estar simplesmente perfeitos;
04. Ter em torno de, ou exatamente, 1,61 m;
05. Gosta de maçã "esfarelenta";
06. Gosta de experimentar coisas novas;
07. Adora ler;
08. Gosta de cuidar das coisas e pessoas ao seu redor;
09. Gosta da manhã;
10. Tem um sono "dengoso" ou simplesmente desmaia na parte da noite;
11. Possui olhos cor de mel;
12. Gosta de Pet Shop Boys e músicas empolgantes;
13. Faz coreografia dessas músicas;
14. Intelectual;
15. Cabelos escuros;
16. É sensível a arte ou qualquer tipo de expressão cultural;
17. Falando em cultura, é fascinada pelo exótico;
18. Tem paixão e talento para línguas;
19. Escreve com elegância;
20. Se veste como quer, sem perder a pose e a elegância;

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

O Processo de criação

Voltei a trabalhar e assim a encarar o delicioso, mas nem sempre simples, processo de criação. Isso me fez lembrar de uma conversa que tive com o amigo Mário em que cheguei a conclusão que criar é um continuo trabalho com a frustração. Nem sempre conseguimos colocar na prática aquilo que imaginamos ou quando conseguimos podemos nos deparar com o simples fato de não ser exatamente aquilo que queremos.

Lidar com essa frustração é um trabalho diário para quem cria e ela precisa ser transformada em motivação. Todo o processo é concluído após muito suor e algumas gotas de gratificação, até o grande momento final, em que momentaneamente você está satisfeito com aquilo que criou. Nessa hora é preciso parar, pois como disse esse sentimento é momentâneo.

Esse trabalho não começa do zero. Não acredito em folha branca, nem mesmo em tela branca do computador. Como exemplo, antes de postar eu costumo navegar nos vizinhos, ler o que estão escrevendo e buscar referências ou inspiração. Referência, é desse ponto que o trabalho começa, não da injustiçada folha. Conclusão, se quiser criar junte referência. Veja, leia, escute, sonhe e discuta o máximo que puder. Isso não quer dizer que vai dar certo, não é uma verdade universal, é apenas a minha opinião, demorei um pouco pra entender mas parece que a ficha caiu. Criativade é exercício.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Closer, Ray, o Bar de Férias e o fim das minhas...

Estou postando atrasado. Muito atrasado. Tão atrasado que vou falar de Closer após todo mundo. De qualquer forma, o filme é ótimo. Já ouvi comentários exatamente opostos, mas acho que estamos de frente com um típico filme polêmico. Pra mim, ele é perfeito. Ótimas atuações, ótima direção, ótima química entre os personagens e ótimo roteiro. Dentre tantas outras coisas, fala de nós seres humanos de uma forma tão realista e pura que dói.

Ray, esse foi grandioso. Sinceramente demorei pra ter coragem e entrar no cinema após Alexandre. Mas Ray e Closer reverteram isso. O filme intercala entre grandes cenas, atuações e edição fenomenal. Vale assistir para conhecer um pouco mais sobre esse músico que se despediu de nós no ano passado e ainda ver grandes atuações, como da atriz que fez a mãe do Ray Charles. Ela está impressionante.

O último tema. Enquanto minhas férias chegavam ao fim, fui a Santa Teresa. Eu e Lelê com aquela fome de comer Carne de Sol. Carne de Sol com cerveja. Carne de Sol com cerveja do Bar do Arnaudo. Após uma luta pra chegar nos alpes cariocas (várias ruas do bairro estavam fechadas para filmagens de um filme) damos de cara com o Arnaudo fechado e viemos a saber que foi fechado pois estava de férias. E bar agora tira férias? Indignado voltamos ao nível do mar e almoçamos um sanduba muito do sem graça em um ótimo clima, mas ainda ficamos com aquela vontade de Carne de Sol com cerveja do Bar do Arnaudo. Fica pra próxima...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Coisas para se fazer no Rio quando se está de férias

Estou de fato aproveitando muito minhas férias. Festas todas as noites, encontros durante a tarde que não possuem hora pra acabar, andar de skate, visitas a casas de amigos e outras tantas coisas.

Ainda tive o prazer de saber que a sorte sorriu pra mim. Um ótimo amigo, Cumpadi Fonta, ainda está de férias e volta ao tronco na mesma data que eu. Outras ótimas amigas que são de fora, Ka e Ju, estão na cidade pelo mesmo período e não paro de contar as coisas boas. Embora esteja passando no Rio, essa tem sido uma das minhas melhores férias - tá bom, fazia muito tempo que eu não sabia o que era isso, mas realmente está sendo uma das melhores.

Estou com saudades e curiosidades da Cumadi Lol. Ela está na Zoorapa, tendo uma experiência de vida única. Espero que esteja se divertindo e consiga atualizar o Lugar Feliz nos dando notícias da viagem.

sábado, 5 de fevereiro de 2005

Festival "Tá na Mente"

Sim! Férias! O último dia de trabalho antes das férias foi marcado por muitas tarefas pra cumprir, muita coisa a ser passada àqueles que vão ser responsáveis por minhas obrigações até o meu retorno.

Esse foi o último dia de trabalho. Já a primeira noite de férias será sempre lembrada. Fui à primeira edição do Festival "Tá na Mente". Aconteceu em um Lugar Feliz, com ótimas pessoas, tranquilas e despreocupadas. Foi banhado por ótima música, calculadas para acontecerem no momento certo, e papos perfeitos.

Como sempre, o clima e a energia fluiu tão bem que os laços, mais uma vez, foram reatados e lembrados. Pra aqueles que não conseguiram participar desse festival, posso dizer que estiveram o tempo todo na nossa mente e no ano que vem, estaremos de novo.

Valeu galera pela força e principalmente Lelê, por ter estado ao meu lado, incondicionalmente. Você me deu força em momentos difíceis e que precisavam não só de carinho, mas de um choque de realidade. Te amo Letícia e aos amigos, amo vocês.

"Aos amigos ausentes,
Amores perdidos,
Velhos Deuses e a Estação das Brumas.
E que cada um de nós
Sempre dê ao Demônio o que lhe é merecido."


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005

Declaro, estou surtando!

Na minha última semana de trabalho antes das minhas férias (após quase cinco anos sem uma), estou surtando. Esse período coincidiu com as minhas últimas provas do 4º período e ainda com uma grande massa de trabalho pra mim e pra Lelê.

Agora que assumi estar surtando, vou listar (em homenagem aqueles que adoram listas) meus sintomas de stress pré-surto:

01. Falta de paciência para com tudo que não seja fútil;
02. Falta de motivação para qualquer tarefa que envolva responsabilidade;
03. Insegurança;
04. Defensiva praticamente em tempo integral, gerada pelo item anterior;
05. Insônia;
06. Pré-disposição para brigar no trânsito, ou com fornecedores, ou com centrais de atendimento (minhas preferidas);
07. Momentos de pura introspecção;

Minha questão: tais sintomas seriam pré ou durante o surto?

Bem, que as férias venham. Que eu consiga descansar e então voltar com gás total.